Mais futebol e menos preconceito

Próximo adversário dos azulinos no mata-mata que vale o acesso à Série C do futebol nacional, o Operário (PR) conseguiu a classificação nas oitavas de final da Série D depois de dois jogos tensos diante do Campinense (PB). Com uma vitória por 1 a 0, em Ponta Grossa (PR), e uma derrota pelo mesmo placar em Campina Grande (PB), o time paranaense conseguiu a classificação nos pênaltis, de forma dramática. Porém, fora de campo também houve sofrimento.

Durante as duas semanas que envolveram as partidas de ida e volta, houve uma série de provocações preconceituosas e agressivas entre as torcidas das duas equipes. Para evitar que um novo clima hostil tome conta dos próximos duelos do time, diante do Clube do Remo, um grupo de torcedores do Operário (PR) – a Associação Avante Fantasma (AAFA) – lançou uma campanha na internet.

“Quem tem acompanhado as redes sociais e grupos de Whatsapp nas últimas semanas sabe que o clima extracampo dos dois jogos entre as torcidas de Operário (PR) e Campinense (PB) não foi dos melhores. A AAFA repudia quaisquer atos de preconceito e xenofobia no futebol ou fora dele, em qualquer ocasião, contra quem quer que seja. Sendo assim, damos o pontapé inicial na campanha ‘Mais futebol e menos preconceito'”, ressaltou a associação, em uma postagem no Facebook.

O jogo de ida entre as equipes será neste sábado (10/10), a partir das 19h. Os torcedores querem um jogo limpo. No gramado e nas arquibancadas.

“No próximo final de semana, temos o primeiro dos dois confrontos contra a equipe do Remo. Desses dois confrontos, apenas um clube sobe para a Série C do Brasileirão. Então, vamos usar as redes sociais para torcer sadiamente e civilizadamente por nossos clubes. Sem ataques, sem preconceitos. No futebol, e fora dele, somos todos iguais. Todos merecem o mesmo respeito. Que vença o melhor e que nossa guerra seja apenas dentro de campo. Viva o futebol! Compartilhem essa imagem com todos seus amigos e grupos que participa. #MaisFuteboleMenosPreconceito #OperárioXRemo”, encerrou a postagem.

Portal Arquibancada, 06/10/2015