Fenômeno Azul
Fenômeno Azul

O futebol brasileiro vive um momento de reorganização administrativa e financeiro. A crise financeira vivida pelo país – tributos, impostos, taxas e inflação altos -, os clubes de futebol sentiram o reflexo e viram suas receitas emagrecerem substancialmente nos últimos anos. Para tentar amenizar tamanha queda de faturamento, os principais clubes do futebol brasileiro começaram a investir em seus torcedores, implantando o programa sócio-torcedor.

Se espelhando nas grandes equipes do futebol europeu – que adotaram o sócio-torcedor como forma de garantir receita mensal fixa em ingressos dando em contrapartida descontos em produtos do clube, ações de marketing e vantagens em estabelecimentos comerciais de terceiros -, os principais times do futebol brasileiro entraram na onda e hoje colhem números importantes para suas receitas.

Quando organizado, o sócio-torcedor se transforma na principal arma dos clubes para realizar a manutenção salarial de seus atletas, comissão técnica e funcionários. Diante disso, times como São Paulo (SP), Flamengo (RJ), Santos (SP), Palmeiras (SP), Cruzeiro (MG), Corinthians (SP), Grêmio (RS) e Internacional (RS) investem pesado em marketing para a captação de torcedores com desejo de se associarem e uma ação publicitária que vem dando certo para esses clubes é a do “Movimento por um Futebol Melhor”.

O movimento consiste em uma união entre torcedores, clubes e grandes empresas que acreditam que o nosso futebol tem um potencial gigante para se desenvolver mais, com meta de alcançar melhorias nas estruturas das equipes, ter os maiores craques jogando no país, investir em estádios modernos, revelar e proteger novos talentos do futebol brasileiro e dar descontos inéditos em produtos e serviços aos torcedores associados.

O site oficial do “Movimento por um Futebol Melhor” atualizou o ranking dos clubes pertencentes ao programa que aponta o Internacional (RS) na primeira posição, com 127.675 torcedores associados, seguido pelo rival Grêmio (RS), com 80.326. O Corinthians (SP) fecha o top 3 com 68.095, que com a conquista da vaga à Taça Libertadores teve um acréscimo, somente neste início de 2015, de quase 3 mil novos sócios-torcedores, ultrapassando Palmeiras-SP (64.700) e Cruzeiro-MG (66.928).

Enquanto os grandes clubes brasileiros “brigam” pelo título de maior torcida associada, um clube paraense segue contra a maré. O Clube do Remo, pertencente ao programa do “Movimento por um Futebol Melhor”, aparece na posição 37ª de 55 clubes, registrando o número pífio de 853 sócios-torcedores, muito aquém da massa azulina que apoia o clube em jogos no Estado do Pará e pelo Brasil. O baixo número de associados é reflexo de 6 anos patinando no limbo do futebol brasileiro, brigando por uma vaga na Série D do Brasileirão.

ORM News, 07/01/2015