PSC 2x0 Remo (Jadílson)
PSC 2x0 Remo (Jadílson)

Remo e Paysandu, clubes de maiores torcidas do Norte do país, podem ficar de fora das Copas Verde e do Brasil na temporada 2016. Campeão e vice do Parazão classificam-se automaticamente para as duas competições e o critério adotado para a definição do terceiro representante é a classificação geral do Estadual. Até o momento, Independente Tucuruí, Parauapebas e Cametá, nessa ordem, deixariam a dupla da capital para trás nas disputas.

O Independente, campeão do primeiro turno do Parazão, já está assegurado em 2016 e ainda é líder na classificação geral do Estadual, com 19 pontos. O Parauapebas aparece na segunda colocação, com 18, sendo seguido pelo Cametá, que tem 14 pontos. O Paysandu está em quarto lugar, com 12, enquanto que o Remo se encontra na 8ª posição entre as 10 equipes, tendo conquistado 11 pontos. Na frente dos remistas estão Paragominas (12), São Francisco (12) e Tapajós (11).

Enquanto os azulinos ficaram de fora da Copa do Brasil em 2012 pela classificação do Estadual, os bicolores não jogaram em 2013, sempre pelo melhor desempenho dos clubes do interior que, desde 2011, quando o Independente Tucuruí foi campeão paraense, brigam de igual para igual contra os grandes da capital. Ambos só conseguiram entrar em razão do ranking da CBF.

A Copa Verde foi criada em 2014, com o Pará ganhando 3 vagas. Além de Remo e Paysandu, o Paragominas esteve na estreia da competição, que teve o time bicolor perdendo o título para o Brasília (DF). Neste ano, o Independente disputou a Copa com a dupla Re-Pa, que se confrontam nas semifinais e são os responsáveis pelos maiores públicos e arrecadações entre as 16 equipes.

Para ainda continuarem com chances de classificação nas duas competições, Remo e Paysandu precisam de vitória nos seus respectivos jogos na última rodada do segundo turno do Parazão, que acontece no próximo domingo, 12/04. Além dessas partidas, os clubes ainda têm a semifinal e a final da Taça Estado do Pará para pontuarem pelas vagas.

Globo Esporte.com, 09/04/2015