Fenômeno Azul
Fenômeno Azul

Pelo menos na teoria, a fórmula tem tudo para dar certo. A nova diretoria do Remo foi buscar um especialista em marketing de empresas para comandar as ações do clube. Esqueça aquele profissional que vê o produto à venda, antes de tudo, como seu time do coração. José Lucas Neto não costuma ir aos estádios, mas quer transformar esse distanciamento da paixão em algo positivo, para detectar com mais lucidez a melhor maneira de se explorar a imagem do Clube do Remo.

Dia 05/02, o garboso “Filho da Glória e do Triunfo” completa 110 anos e, nesse dia, os torcedores do Leão vão poder conhecer a nova camisa azulina feita pela Umbro. O principal projeto do marketing remista vai ser o lançamento de 3 produtos com a marca “Caça-Rato”, mas para que o projeto saia do papel, o carismático atacante vai ter que fazer bonito em campo e corresponder às expectativas de um legítimo “show-man” dos gramados.

Saiba quem é e o que pretende o novo homem forte do marketing azulino:

Como surgiu o convite para o Remo?

Durante a campanha, orientei algumas ações pela vivência em campanhas políticas e na área de marketing, onde sou professor universitário há quase 15 anos. Depois disso, fui consultado nos momentos críticos do pleito e, em seguida, através do Pedro Minowa (presidente) e do Cláudio Jorge (diretor geral), veio o convite.

Qual era sua ligação com o futebol antes disso?

Nenhuma. Sempre geri empresas públicas e privadas e isso se aplica em todos os casos. Na verdade, a idéia é essa: tratar o Clube do Remo como uma empresa, buscando resultados e lucros.

Quais são os projetos a curto, médio e longo prazo para o marketing do Remo?

A palavra de ordem é organizar e planejar. Sem isso não se vai para lugar algum. As tentações são grandes em se fazer algo momentâneo, sem lógica promocional, que dê apenas visibilidade de imagem para quem divulga a notícia, seja dirigente, atleta ou comissão técnica, mas o Clube deve vir acima de tudo. No planejamento de curto prazo, a idéia é melhorar os números dos patrocínios, hoje baixos para o potencial do clube, mas reais pelo que se vem praticando nos últimos anos. Mesmo assim, a marca é fortíssima e fácil de atrair recursos. A médio prazo, a meta é expandir as possibilidades de receita, com a venda do uso da imagem para franquias de diversas esferas,as quais prefiro não detalhar para não gerar cobiça desnecessária. A longo prazo é fazer do Clube do Remo a marca esportiva mais valiosa do Norte do Brasil, seja pelos resultados alcançados nas diversas modalidades, seja pela gestão séria e planejada. Óbvio que isso não ocorre da noite para o dia, mas irá acontecer.

Dia 05/02 acontece o aniversário do Clube do Remo. Qual será a programação para essa data?

O lançamento do novo manto azul está sendo programado para essa data. Além disso, será lançada a nova fase do Sócio-Torcedor e será feita uma homenagem a alguns torcedores remistas, além de outras atividades na sede e no Baenão, mas ainda estamos concluindo, pois a administração do presidente Pedro Minowa pauta-se por fazer o que o clube pode no momento, sem “oba-obas” desnecessários.

Como vocês pretendem trabalhar a imagem do Caça-Rato?

Estamos na fase de produção de 3 produtos para o lançamento entre a torcida. Sabemos do reforço que a vinda dele trouxe para o Clube do Remo. Hoje estamos como um dos clubes do Norte-Nordeste mais visados nas redes nacionais. Então, temos que aproveitar isso, mas o fator fundamental é que o atleta mostre em campo a qualidade que o consagrou no Recife (PE). Para isso, tem sido feito um trabalho de acompanhamento da comissão técnica, da diretoria e do empresário e esse sucesso será nosso maior impulso comercial para o lançamento dos produtos em data a ser divulgada.

E o Sócio-Torcedor? Qual a meta de vocês? Como fazer planos sem saber ao certo se o clube vai disputar o Brasileirão e ter jogos no segundo semestre?

O Sócio-Torcedor será gerido pela mesma empresa que cuida do programa do maior time do Brasil neste assunto: o Internacional (RS), que consegue bater de longe times como Flamengo (RJ) e Corinthians (SP). O executivo Edu Pesce e equipe (Vip Assessoria de Marketing) já estão trabalhando nisso há uma semana. Eles, em Porto Alegre (RS); e nós aqui, na migração de dados e na organização de parceiros. Para o lançamento no dia 05/02, a idéia é ter 10 mil sócios torcedores até dezembro 2015. Sobre o segundo semestre, não temos dúvidas que o Remo virá forte e terá sim calendário. A bola não entra só chutando, entra planejando, fazendo a coisa de maneira correta, buscando acertar, ajustar, melhorar, aprender e, antes de tudo, ser humilde para aceitar erros e seguir em frente. Vemos isso diariamente no Clube do Remo e veremos ainda mais. Até porque a meta não é disputar a Série D, é subir para a Série C.

O Remo tem perspectiva de fechar com patrocinadores nos próximos dias? Com quantos? São do Pará ou de fora do Estado?

Temos ótimas perspectivas com dois. Devemos fechar até o dia 25/01.

Neno de Salto Alto, 14/01/2015