Remo 2x1 PSC (Eduardo Ramos, Sílvio e Rafael Paty)
Remo 2x1 PSC (Eduardo Ramos, Sílvio e Rafael Paty)

Os resultados dos jogos das semifinais da Segundinha do Campeonato Paraense, realizados na tarde do último domingo (01/11), definiram não apenas os times que vão decidir o título, como também os últimos dois participantes da fase principal do Parazão 2016. De volta à elite, Águia e São Raimundo irão se juntar aos 8 primeiros colocados na tabela de classificação geral do Estadual deste ano.

Atual bicampeão paraense, o Clube do Remo vai tentar o tri. Entre os times do interior, que reinaram em 2011 e 2012, com os títulos de Independente e Cametá, respectivamente, a briga também promete ser equilibrada.

Com 3 equipes (São Francisco, Tapajós e São Raimundo), Santarém é a cidade que vai ter o maior número de participantes, à frente da capital, representada por Remo e Paysandu. Parauapebas, um dos caçulas do Parazão, vai para a sua segunda disputa da fase principal. Vice-campeão paraense em 2013, o Paragominas tentará surpreender de novo. Por outro lado, o Águia vai voltar a jogar a fase principal depois de passar 2 anos na Segundinha.

Assim como aconteceu nesta temporada, quando a Federação Paraense de Futebol (FPF) implantou um novo formato, o campeonato do ano que vem está previsto para iniciar em fevereiro, com 10 equipes divididas em 2 grupos de 5. No primeiro turno, os times vão enfrentar apenas os adversários de dentro da própria chave, enquanto que, no returno, haverá cruzamento entre os grupos A e B.

Depois da fase classificatória de cada turno vai haver semifinal e final, ambos em jogo único. A equipe que ganhar os dois turnos será a campeã paraense. Se os turnos forem conquistados por times diferentes, o título estadual vai ser decidido na Taça Açaí, também em jogo único.

Pelo regulamento, os grupos vão ser formados de acordo com a posição de cada equipe na edição anterior do Parazão. Os times que ocuparam posições ímpares na tabela de classificação deste ano ficarão em uma chave (1º, 3º, 5º, 7º e o campeão da Segundinha), enquanto os pares vão para a outra (2º, 4º, 6º, 8º e o vice-campeão da Segundinha).

A tabela da próxima edição do Campeonato Paraense deve ser divulgada somente em janeiro do ano que vem. O melhor colocado – excluindo Remo, Paysandu e Águia, que já têm vagas asseguradas no Brasileirão – vai representar o Pará na Série D.

[colored_box color=”yellow”]Prováveis chaves do Parazão 2016:

[one_half last=”no”]Grupo A:
Remo
Parauapebas
Cametá
São Francisco
Campeão da Segundinha[/one_half][one_half last=”yes”]Grupo B:
Independente
Paysandu
Paragominas
Tapajós
Vice-campeão da Segundinha[/one_half][/colored_box]

Portal Arquibancada, 03/11/2015