Fabiano e Val Barreto
Fabiano e Val Barreto

Sinal evidente da recuperação no campeonato, depois da difícil vitória sobre o Cametá na quarta-feira, 18/03, o bom humor está de volta aos arraiais azulinos. Um grande benemérito gracejava, entre amigos, que deveria ser acrescentada aos estatutos do Remo a seguinte emenda: “Qualquer falta a nosso favor, será obrigatoriamente cobrada pelo Alberto”.

Brincadeiras à parte, é fato que há um bom tempo o Leão não contava com um cobrador de faltas tão exímio e certeiro quanto o volante trazido por Zé Teodoro. Não por acaso, Alberto, junto com Bismark, é considerado o melhor reforço contratado para a temporada.

O chute forte, preciso e à meia altura é sua marca registrada, que chegou por aqui sem grande badalação. Desconhecido, foi visto a princípio como aqueles típicos reforços da cota pessoal do técnico. Aos poucos, foi encaixando no time e, superando as desconfianças, tornou-se peça indispensável, principalmente pela capacidade de marcar gols.

Foram 4 gols até agora, sendo 2 no Parazão (Tapajós e Cametá) e 2 na Copa Verde (Rio Branco-AC e Princesa do Solimões-AM), índice semelhante ao de Eduardo Ramos, que joga mais à frente e, em tese, tem mais oportunidades de marcar.

Enquanto Alberto desfruta de crescente prestígio, poucos jogadores remanescentes da temporada passada têm escapado às reclamações da torcida. As queixas, obviamente, têm a ver com os maus passos no primeiro turno do Campeonato Paraense.

Apesar disso, é justo destacar algumas exceções. Dadá, na proteção à zaga, tem sido muito firme e contribui com o setor de criação apoiando os avanços de Eduardo Ramos e Bismark. Isso, é claro, não impede que na maior parte do tempo o Remo continue a lançar bolas na área como única opção de ataque.

O próprio Ramos tem se sobressaído. Mostra-se mais participativo, criando situações perigosas no ataque. Com os gols marcados, quase se aproxima do nível de sua primeira temporada no Pará, quando foi eleito o melhor jogador do campeonato, defendendo a camisa 10 bicolor.

Na partida contra o Cametá, outro jogador reapareceu brilhantemente: Fabiano, que fez um grande campeonato em 2014 e caiu de rendimento na Série D, voltou aos seus melhores momentos durante o confronto no Parque do Bacurau.

Fez três grandes defesas no segundo tempo, quando o placar ainda estava em branco, evitando gols certos do Cametá. Na mais difícil delas, defendeu em dois tempos o chute forte e cruzado do lateral Magno. A elogiada atuação de anteontem talvez devolva ao veterano goleiro a confiança da torcida.

Experiente e tranquilo, Fabiano é o mais seguro dos arqueiros disponíveis no Baenão e não merecia carregar a culpa pelo início cambaleante do time na competição estadual. Não falhou nas derrotas contra Parauapebas e Independente no turno e, na estreia do returno, foi o menos culpado pelos 5 gols que o time levou do Tapajós no Mangueirão.

Blog do Gerson Nogueira, 20/03/2015