Remo 2x0 Independente (Ratinho e Eduardo Ramos)
Remo 2x0 Independente (Ratinho e Eduardo Ramos)

Além da participação na Série C do Brasileirão depois de 8 anos ausente, o Remo tem também, na próxima temporada, outro desafio: voltar a comemorar um tricampeonato paraense. A última vez que o Leão conseguiu “engatar” 3 títulos estaduais seguidos foi o na década de 1990, quando faturou os campeonatos de 1993/94/95, dando continuidade nas duas disputas seguintes – 1996/97 – até o penta.

Em termos de tricampeonato mesmo, o clube conseguiu o feito em 1989/90/91. A última sequência de 3 conquistas seguidas no futebol local, pertence ao maior rival, o Paysandu, que faturou os campeonatos de 2000/01/02.

Com a conquista da vaga à Série C, obtida após o time chegar às semifinais da Série D do Brasileirão deste ano, o Leão, diferente de anos anteriores, finalmente, ganhou um calendário cheio para 2016. O clube participará, além do Parazão e da Série C, de outras duas competições oficiais: Copa do Brasil e Copa Verde.

Com tantas competições, o Remo, como admitem os seus dirigentes, vai precisar contar com um elenco forte, que tenha, no mínimo, 3 bons jogadores para cada posição. A montagem do grupo exigirá gasto financeiro superior ao que foi empregado este ano, quando, sem dinheiro em caixa e ainda abarrotado de dívidas, o clube teve de se valer do apoio de sua torcida, que lotou o Mangueirão nos jogos do time no Brasileirão.

Diário do Pará, 17/11/2015