Sérgio Dias
Sérgio Dias

Clube do Remo, Paragominas e São Raimundo terão de providenciar com urgência a negociação de seus débitos fiscais junto às instituições públicas em que tiverem débitos, sob pena de ficarem impedidos de participar do Campeonato Paraense de Futebol de 2016. O alerta foi dado pelo diretor de competições da Federação Paraense de Futebol, Fernando Castro.

O risco existe porque uma determinação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), em cumprimento à Lei nº 13.155/2015, intitulada pelo Profut (Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro) infere que os clubes só podem jogar competições oficiais da Confederação se estiverem corretos com a União, principalmente, no que tange ao recolhimento de FGTS e INSS, por exemplo.

A novidade foi apresentada pela Federação Paraense de Futebol aos clubes do Parazão. Os representantes de Remo, São Raimundo e Paragominas disseram desconhecer a determinação.

“O Profut é um incentivo do Governo Federal, que dá um desconto de 70% nos juros da dívida fiscal para o clube. Se uma agremiação não quiser aderir ao Profut, não tem problema. Só que terá de negociar com cada instituição pública que tiver em débito para sanar o problema, parcelar, pegar sua Certidão e participar do Campeonato”, explicou Castro.

Entre os clubes, o Paragominas, através de seu diretor de futebol, Eduardo de Lima, declarou que o clube já iniciou o processo junto ao seu próprio Departamento Jurídico para conseguir a CND (Certidão Negativa de Dívida). “Soubemos na reunião e estamos correndo para tirar isto o quanto antes. Queremos ainda para este ano”, falou.

Já no Remo, que segue repleto de interrogações administrativas, o Profut foi colocado como assunto para o ano que vem, como contou o diretor de futebol, Sérgio Dias.

“Fiquei até aborrecido com esta situação toda. Temos muito o que resolver e não tem como ver isso agora. Vai ficar para o ano que vem, mas vamos ter que tirar esta CND de qualquer forma, até porque precisaremos dela para pegar patrocínios, abrir conta e tudo mais”, explicou.

A diretoria do São Raimundo não foi encontrada para comentar o assunto.

O Campeonato Paraense terá 15 datas de jogos, partindo do dia 31/01, com final prevista para o dia 08/05. Além do trio que não tem Profut, estão na disputa: Independente, Paysandu, Parauapebas, São Francisco, Cametá, Tapajós e Águia.

O Liberal, 21/11/2015