Se o sistema tático ainda é dúvida antes da partida contra o Operário (PR), o último treino coletivo antes da viagem trouxe várias confirmações para a torcida.
Mateus Muller ganhou a posição do suspenso Alex Ruan na lateral-esquerda. Kiros, que se apresentou com dores no músculo adutor da coxa, foi avaliado pelo médico Ricardo Ribeiro e está liberado normalmente para as atividades.
O técnico Cacaio tem uma base de jogadores relativamente formada, mas o sistema tático é a grande interrogação, uma vez que a equipe trabalhou com três formações diferentes. No começo do treino, o time titular estava no 4-4-2, com 3 volantes – Leandro Santos, Chicão e Ilaílson – e apenas Eduardo Ramos no setor de criação.
O desempenho nesse esquema não foi dos melhores e a primeira parte do coletivo terminou com a vitória dos reservas, por 1 a 0, gol do atacante Aleílson, que perdeu vaga na equipe principal.
Na segunda parte do treino, Cacaio tirou Leandro Santos e pôs o meia Edicleber ao lado de Eduardo. Após a mudança, os titulares viraram o placar no coletivo: 2 a 1, com gols de Edicleber e Eduardo Ramos.
Antes do final do treinamento, o técnico fez mais uma mudança, dessa vez mais radical. Cacaio sacou Edicleber e colocou Ciro Sena. Com isso, avançou os laterais Levy e Mateus Muller para o meio-campo, onde passaram a atuar como alas. A experiência, no entanto, foi breve e não chegou a ser bem testada durante a movimentação.
Após o treino, Cacaio apontou sua avaliação do treino. Apesar de ter treinado com esquemas diferentes, o técnico afirma que ainda pode entrar em campo com outra formação.
“Com 3 volantes está praticamente descartado. Treinamos, mas não gostamos do que vimos. Estamos pensando agora na possibilidade de jogar com 3 zagueiros, que foi uma situação em que trabalhamos pouco, mas temos jogadores que jogam como alas e fazem bem esse papel. Ou mesmo o esquema com 3 atacantes, como foi no último jogo”, explicou.
Ainda segundo Cacaio, o melhor desempenho no treinamento foi no 4-4-2, mas ele acredita que não necessariamente o esquema seja o melhor para a partida.
“O que me agradou mais foi o esquema com 2 meias, mas vamos jogar em um estádio com dimensões pequenas, com muita jogada de bola aérea e lance na área, então acho que precisamos ter precaução. São situações que ainda vamos estudar durante a semana”, afirmou o comandante, enquanto estuda o adversário.
Na cabeça de Cacaio, o time azulino tem cerca de 10 jogadores já escalados. O último, porém, é o que deve definir a estratégia. Essa confirmação, o treinador deve deixar para sexta-feira (09/10), no último treino, já em Curitiba (PR).
Diário do Pará, 08/10/2015