Atlético-PR 1x1 Remo (Alex Ruan)
Atlético-PR 1x1 Remo (Alex Ruan)

Foi com sofrimento, mas o Atlético (PR) eliminou o Remo nos pênaltis, na noite desta quarta-feira, 15/04, na Arena da Baixada, e avançou para a próxima fase da Copa do Brasil. No tempo regulamentar, as equipes ficaram no 1 a 1, mesmo resultado do jogo de ida, no estádio Mangueirão, em Belém.

Nas cobranças, o estreante Jadson foi o único a desperdiçar a cobrança para o Furacão, enquanto Alex Ruan e Ilaílson acabaram com as esperanças do Leão avançar de fase. Ao final, placar de 5 a 4 nos pênaltis para o time atleticano.

A classificação ameniza a pressão sobre o Atlético (PR), que segue disputando o “Torneio da Morte” do Campeonato Paranaense para não ser rebaixado à segunda divisão. Por outro lado, o Remo agora direciona todas as atenções para a Copa Verde e para o Campeonato Paraense.

O duelo entre as equipes começou com a apresentação do atacante Walter antes da bola rolar na Arena da Baixada. Vestindo a camisa rubro-negra, o novo reforço do Furacão entrou no gramado sob grande festa dos torcedores nas arquibancadas, que deram trégua ao time após as péssimas atuações no Estadual. Porém, mesmo após a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil, a torcida atleticana não poupou críticas ao time, que saiu de campo aos gritos de “vergonha”.

Com o volante Jadson estreando como titular, o Atlético (PR) se mostrou mais organizado em campo e tinha iniciativa da partida na Arena da Baixada. Diante do time misto do Remo, que preferiu poupar a maioria dos titulares de olho no Campeonato Paraense e na Copa Verde, o Furacão assustou o goleiro Fabiano com jogadas perigosas de Douglas Coutinho e Marcos Guilherme. O gol dos rubro-negros parecia maduro e a bola encontrou as redes aos 19 minutos, quando Felipe cruzou para o zagueiro Lula cabecear e abrir o placar.

Dominado, o Remo não conseguia encontrar espaços para avançar, enquanto o Atlético (PR) adiantou a marcação e seguia com as principais chances na partida.

Precisando reverter o placar, o técnico Cacaio decidiu colocar dois titulares no Remo para a segunda etapa – Rafael Paty e Levy. A mudança mexeu com os paraenses, que chegaram ao empate logo aos 8 minutos. Após cobrança da falta, Weverton afastou e a bola caiu nos pés de Felipe Macena. O volante encheu o pé, a bola desviou no meio do caminho e enganou o goleiro rubro-negro, deixando tudo igual na Baixada.

O gol incendiou a partida e deixou o confronto mais movimentado. Enquanto o Remo começou a gostar do jogo e explorava as laterais, o Atlético (PR) ficou nervoso em campo, sem conseguir avançar e criar. O Furacão teve duas boas oportunidades para voltar a ficar na frente do placar, mas quem ficou perto de virar o jogo foi o Leão. Aos 29′, Levy cruzou na área e Rafael Paty emendou um lindo voleio, que tirou tinta do travessão de Weverton e silenciou a Baixada.

Os minutos finais tiraram o fôlego dos rubro-negros, que desperdiçaram duas chances incríveis de evitar a decisão nos pênaltis, com Edigar Junio e Gustavo Marmentini, mas não teve jeito. Foi nas cobranças que a vaga à próxima fase foi decidida.

Na marca da cal, Gustavo, Natanael, Felipe, Gustavo Marmentini e Rafinha converteram para o Atlético (PR), enquanto Jadson chutou para fora. Do lado azulino, Ratinho, Felipe Macena, Rafael Paty e Levy marcaram, enquanto Alex Ruan chutou no travessão e Ilaílson mandou para fora, dando a classificação aos rubro-negros, que não escaparam das vaias da torcida nas arquibancadas.

Globo Esporte.com, 15/04/2015

Clique aqui e assista aos melhores momentos do jogo, incluindo as cobranças de pênaltis!