Remo 1x2 Brasiliense-DF (Rony e Val Barreto)
Remo 1x2 Brasiliense-DF (Rony e Val Barreto)

A derrota por 2 a 1 para o Brasiliense (DF) pode até ter desanimado a torcida azulina, mas os jogadores e a comissão técnica não estão dispostos a jogar a toalha. Não há motivos para tanto. Embora tenha uma missão difícil pela frente – para passar, o Remo precisa marcar, no mínimo, 2 gols na casa do adversário -, o Leão ainda crê que pode reverter o quadro e eliminar o time candango.

“O Brasiliense (DF) veio e venceu. Eles mereceram a vitória. É uma equipe experiente, não se desequilibrou, nem se desorganizou. O time tem jogadores rodados, mas em alguns momentos, principalmente no segundo tempo, o Remo mostrou que pode reverter isso aí”, apontou o treinador azulino Roberto Fernandes, mantendo um tom confiante.

O Remo está perdendo parcialmente o confronto de 180 minutos, válido pelas oitavas de final do Campeonato Brasileiro da Série D. A derrota por 2 a 1 em casa complicou o Leão, que agora tem a obrigação de vencer o Jacaré no próximo sábado, 04/10, se não quiser ser engolido por ele. Um placar de 2 a 0 já classificaria o Leão. Caso o 2 a 1 se repita, desta vez a favor do Remo, a decisão irá para os pênaltis.

Ainda que seja difícil, a tarefa não é impossível, mas é necessário reorganizar a equipe. Roberto Fernandes sabe disso e já se esforça para eliminar os resquícios do péssimo resultado obtido no primeiro confronto.

“O jogo já faz parte do passado. Vamos procurar ter uma semana de trabalho focado na próxima partida, que é o que nos interessa agora. Sabemos que o Remo precisará fazer a sua melhor partida do ano. Nós temos 90 minutos, mais os acréscimos, para fazer o placar e acreditamos que podemos virar a mesa”, disse.

Entre as mudanças previstas para o time ao longo da semana, Fernandes adiantou que pode abandonar o esquema com três atacantes, apesar da necessidade de fazer gols, mas ainda é tudo muito incerto.

“O esquema atual pode até permanecer. Jogar com dois atacantes de referência em um campo grande como é a ‘Boca do Jacaré’ talvez não seja a melhor opção para nós”, comentou.

O Remo tentará vencer o duelo usando jogadores de velocidade a partir do meio-campo. “Nós precisamos ser uma equipe aguerrida, que marque mais forte e que jogue em velocidade. O jogo em Brasília (DF) será de característica diferente. Lá, precisaremos menos de um meia-armador e mais de um meia-atacante e temos jogadores com essa característica, temos opções, mais do que armadores”, garantiu o técnico.

Neste setor, estão à disposição da comissão técnica os meias Reis, Thiago Potiguar, Ratinho e Marcinho. Peças importantes para impor velocidade. Danilo Rios, em péssima fase técnica, é a única opção como armador, propriamente.

Apesar da pré-disposição em sacar um atacante da equipe titular, Fernandes defendeu o esquema utilizado durante a derrota para o Jacaré, em pleno Mangueirão. “Se não tivesse entrado com três atacantes, dificilmente teríamos furado o bloqueio defensivo do Brasiliense (DF). Eles jogam com duas linhas de quatro. Também pela questão da bola aérea. É uma equipe alta. Procurei reforçar a bola aérea colocando um atacante a mais e não um zagueiro”, analisou o comandante azulino.

Amazônia, 30/09/2014