Rony
Rony

A Lei 9.615 de 24/03/1998, mais conhecida como “Lei Pelé” ou “Lei do Passe”, prevê que ao completar 3 meses de salários atrasados o jogador pode rescindir unilateralmente com o clube e procurar outro empregador. Não são poucos os casos no futebol brasileiro, inclusive no paraense.

Principal revelação do Clube do Remo em 2014, o atacante Rony por pouco não tomou o mesmo caminho. Há cerca de um mês o jogador tem estado incomunicável e mesmo a antiga diretoria mostrava temor em perder o atacante. Ontem, segundo o presidente Pedro Minowa, veio a conversa que colocou “os pingos nos is” com o atleta e este vai permanecer no Remo até o fim de seu contrato, em 2017.

“Além do treinador, devemos anunciar o acerto com 3 jogadores que já estavam no clube, mas estavam prestes a sair. Um é o Igor João, com que a gente já vinha conversando. O outro é o Rony, revelação do clube e que estava prestes a sair. O terceiro ainda não posso revelar”, confirmou Minowa, que explicou como estava a situação de Rony.

“Havia o perigo de perdermos o passe do Rony. Ele estava há 3 meses sem receber salários e já tinha audiência marcada para o ano que vem para deixar o clube”, disse o presidente, que admitiu que para que o acordo fosse feito, o clube teve que abrir de parte dos direitos sobre o atacante.

“Ele vai ter um aumento salarial e vai permanecer no clube até o fim do contrato dele, em novembro de 2017. Por causa do atraso, tivemos que negociar e o Remo ficou com apenas 65% dos direitos sobre ele. O restante (35%) ficou com o atleta”, contou.

A antiga diretoria preferiu manter o caso intramuros, mas havia uma pressão do procurador do atleta para que a situação fosse resolvida o quanto antes, sob perigo do jogador sair sem deixar nenhuma contrapartida para o clube. Como não havia recursos no Baenão para o pagamento, esse perigo era real.

Depois de Rony, as atenções dos dirigentes se voltam agora para Jhonnatan, meio-campista que recusou a proposta de renovação da administração anterior e que teria mais de uma proposta para deixar o clube, inclusive uma do Paysandu.

Outros jogadores que estavam no Remo na temporada que terminou também foram procurados. Os volantes Ilaílson e Dadá tiveram uma primeira conversa e praticamente acertaram as permanências, mas ainda não assinaram contrato. O meia Ratinho teve uma primeira conversa, também, mas não teria respondido a proposta de diminuição salarial que recebeu.

Amazônia, 18/12/2014