Roberto Fernandes
Roberto Fernandes

“Existe uma vaga aberta no time do Remo. É do meia ofensivo, entre Reis, Marcinho e Ratinho. No mais, os titulares estão bem definidos”, disse Roberto Fernandes se referindo a Fabiano; Levy, Rafael Andrade, Max, Rodrigo Fernandes; Michel Schmöller, Dadá, Danilo Rios; Rony e Leandro Cearense. Assim, Roberto Fernandes fugiu da postura padrão dos técnicos de futebol, que não admitem falar de titularidade de atletas e menos ainda da formatação tática.

Na totalidade dos 6 jogos do Leão na Série D, 5 atletas foram “imexíveis”: Rafael Andrade, Max, Michel Schmöller, Dadá e Leandro Cearense. Levy e Danilo Rios saíram por lesão, Rony para reforço muscular, e retornaram ao time. Fabiano e Rodrigo Fernandes barraram Maycki Douglas e Alex Ruan. Agora é Reis quem corre o risco de perder a vaga por não corresponder na função tática.

Ao declarar a titularidade de 10 peças da equipe, Roberto Fernandes passa recibo da estrutura tática do Remo, mas transmite segurança aos atletas. A atitude do comandante azulino tem sido muita rara nos técnicos de futebol, não só pela questão de repertório tático, mas principalmente pela rotatividade de atletas determinada por suspensões, lesões e negociações.

  • Segundo gol do Remo contra o Interporto (TO), que alguns atribuíram a Rony e outros a Valdo (contra), foi registrado na súmula como gol contra do atleta tocantinense, que desviou a bola para as redes no cruzamento de Rony, que repetiu a boa atuação de Sobral (CE), voltando a ser o atacante decisivo que foi na conquista do Campeonato Paraense.
  • Leandro Cearense, com 3 gols nos dois últimos jogos, dá sinais de que pode brigar pela artilharia da Série D. O maior goleador da competição é Rafael, do São Raimundo (RR), com 6 gols, enquanto Ricardo Lopes (Globo-RN) e Anselmo (Jacuipense-BA) têm 5. Com 4 estão os ex-remistas Josy (Atlético-AC), Rodrigo Dantas (Guarany-CE), Fabiano (Moto Club-MA), Rodrigo (Brasiliense-DF), Índio (Anapolina-GO), Eydison (Maringá-PR) e João Paulo (Penapolense-SP).
  • River (PI) é o único invicto no grupo do Remo na Série D. Em 6 jogos, foram 2 vitórias e 4 empates. Apesar da invencibilidade, o time piauiense está na terceira posição, perdendo no saldo de gols para o Moto Club (MA), que tem os mesmos 10 pontos, e para o Remo, que tem 11. Com esse cenário, atletas do River (PI) lançam em Teresina (PI) o discurso de “vitória ou vitória”, domingo (14/09), em Bragança, embora alguns admitam que o empate já seria uma glória.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 09/09/2014