Troféus estão expostos na sede social
Troféus estão expostos na sede social

Fundado no dia 05/02/1905 por um grupo formado por Victor Engelhard, Raul Engelhard, Eugênio Soares, Narciso Borges, José Henrique Danin, Vasco Abreu e Jean Marechal (Eduardo Cruz), o Clube do Remo completa hoje mais um ano de vida, de muitas glórias e tradição. Por isso, além das duas partidas contra o Cametá, pelas semifinais do primeiro turno do Campeonato Paraense, amanhã e domingo, uma extensa programação marcará também o aniversário de 109 anos da agremiação.

Dentre os destaques estão uma exposição na sede social do clube, na avenida Nazaré, que foi inaugurada na tarde de ontem e ficará aberta à visitação de torcedores e associados até amanhã. Lá estão expostos troféus conquistados ao longo destas quase 11 décadas nas mais diversas modalidades esportivas, como basquete, futebol, futsal, natação e remo, além de uniformes antigos, barcos utilizados pelo Departamento de Náutica e painéis contando a história do clube.

A parte multimídia da exposição “Conheça e Viva o Clube do Remo” conta ainda com a exibição de grandes jogos do time azulino e a execução do hino oficial do Remo. A abertura da exposição contou ainda com uma sessão de fotos e autógrafos com a participação de ídolos históricos do clube, além da venda de material esportivo.

Hoje, dia do aniversário, os festejos pela data terão início às 09h, com uma Missa de Ação de Graças, na sede social do clube. Às 19h, o ápice das comemorações acontece com um jantar de adesão para 200 pessoas, com direito à apresentação da Escola de Samba Embaixadores Azulinos. O valor cobrado para a entrada no jantar é de R$ 50.

Outro destaque será a festa batizada de “A Noite do Leão”, que contará com muita música e será realizada na sexta-feira, a partir das 22h. A celebração terá a participação de DJ’s de vários estilos musicais, venda de bebidas e muita diversão. Assim como o jantar de hoje, a festa terá venda de ingressos, só que ao preço de R$ 20. Nos dois casos, garante a diretoria remista, o dinheiro arrecadado será para a compra de material para o clube. As entradas para os dois eventos estão sendo vendidas na secretaria da sede do clube.

O encerramento da semana azulina ocorrerá no próximo domingo à noite, com a realização do baile pré-carnavalesco “Grito de Carnaval do Leão”, na sede social.

Ao longo da semana, ainda estão sendo realizados vários torneios esportivos no clube, como o torneio de futebol feminino na Arena Society, disputado anteontem, além do torneio interno de natação, da exibição de nado sincronizado e do jogo de futebol society entre ex-jogadores do Remo, todos na manhã de sábado.

O presidente do Remo, Zeca Pirão, convida toda a torcida azulina para participar da programação. “Nesses 109 anos, o Remo virou um clube de tradição em todo o Brasil, com muitas conquistas e momento brilhantes. Embora atualmente estejamos vivendo um momento difícil, estamos trabalhando, com planejamento e calma, para restaurar o clube”, disse.

Amazônia, 05/02/2014