Remo 0x2 PSC
Remo 0x2 PSC

A tarde tinha tudo para ser tranquila para o Remo, mas o que se viu no gramado do Mangueirão foi um Paysandu aplicado e que, por pouco, não fez o sonho azulino se transformar em pesadelo. Os bicolores venceram a partida por 2 a 0 e ficaram a um gol de levar a decisão aos pênaltis, mas o Leão levou a melhor no placar agregado – 4 a 3 – e ficou com o título de Campeão Paraense 2014 depois de um jejum de 5 anos.

Dênnis abriu o placar em uma bela cobrança de falta. Yago Pikachu ampliou ainda no primeiro tempo. O Paysandu ainda foi melhor em boa parte do jogo, mas pecou no último passe. A nota positiva do clássico ficou por conta do não registro de violência, cena comum nos últimos confrontos entre as duas equipes.

Disposto a correr atrás do prejuízo, o time bicolor chegou ao ataque antes do primeiro minuto de jogo com Zé Antônio. O volante foi lançado, caiu dentro da área derrubado, mas o árbitro Heber Roberto Lopes mandou seguir. Estava claro que a partida se desenharia com a premissa ofensiva dos bicolores e a aposta nos contra-ataques do Remo. Porém, o Paysandu tinha dificuldade para sair jogando e sua defesa, completamente improvisada por volantes, aparentava insegurança e pecava em lances simples.

O Paysandu, então, conseguiu abrir o placar em um lance de bola parada, depois de uma jogada em que Lima sofreu falta. Dênnis bateu com muita categoria e não deu chances para o goleiro Maycki Douglas. Pouco tempo depois, Mazola já teria que fazer a primeira substituição, a exemplo do que aconteceu nos três últimos clássicos: saiu Lima, com dores, para a entrada de Marcos Paraná. O comandante bicolor ainda seria expulso por desacato ao juiz da partida, a quem chamou de “ladrão”.

Roberto Fernandes começou a ficar preocupado quando viu Rony perder uma chance única em uma bobeada de Ricardo Capanema. Custou caro, sobretudo, pela eficiência dos bicolores. Pikachu só precisou de duas oportunidades para colocar uma para dentro. No primeiro, ele arriscou um arremate de longe, que o arqueiro azulino teve trabalho. Em seguida, ele fez o segundo com um chute no cantinho: 2 a 0. O terceiro gol não saiu por falta de capricho. Héverton fez tudo certo e bateu por cima.

Na volta para os últimos 45 minutos do Campeonato Paraense, Roberto Fernandes promoveu duas mudanças, segundo ele, para tentar colocar a bola no chão. Ratinho e Jhonnatan entraram na vaga de Thiago Potiguar e Ameixa, respectivamente. Ainda assim, o ritmo seguia o mesmo, com o Paysandu em busca do terceiro gol e o Remo tentando explorar a velocidade e os contra-ataques, principalmente com Rony, que quase fez o primeiro em uma cabeçada na trave de Paulo Rafael.

A partida ainda foi interrompida durante 15 minutos por conta da falta de energia. No recomeço, o time bicolor foi para o tudo ou nada ao colocar Leandro Carvalho na vaga do lateral-esquerdo Airton. Ficou lá e cá, mas ligeira vantagem para a equipe celeste. Zé Antônio ainda desperdiçou uma grande chance.

No final, o Remo fez o suficiente para conquistar o resultado que lhe interessava, mesmo com a expulsão de Alex Ruan, em lance envolvendo o volante Ricardo Capanema, sacramentando o 43º título Paraense da história azulina.

Globo Esporte.com, 08/06/2014