Raphael Andrade
Raphael Andrade

Às vésperas da última e decisiva partida válida pela primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro, o técnico Roberto Fernandes recebeu uma boa notícia do Departamento Médico do Clube do Remo.

Antes ameaçada de veto, a dupla de jogadores formada pelo zagueiro Raphael Andrade e o volante Dadá foi oficialmente liberada para o confronto deste domingo, contra o Moto Club (MA), no estádio Castelão, em São Luiz (MA). Com isso, apenas o zagueiro Max, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, vai desfalcar a equipe.

“Dentro da programação que traçamos para a recuperação deles, na segunda-feira (15/09) foi feito um exame de imagem que mostrou a contratura no Raphael e o choque no Dadá. Dissemos que na quinta-feira (18/09) eles seriam liberados para treino físico de manhã e com bola à tarde. Eles foram bem. Se continuarem assim, não há problema”, assegura o médico Jorge Silva.

Outros fatores determinantes para crer que a dupla vá a campo são as partes físicas e clínicas dos jogadores, que não apresentam histórico de contusões semelhantes. “Primeiro que eles estão condicionados e isso é muito bom. Segundo, foi o tipo de contusão deles. A contratura do Raphael foi bem pequena, enquanto o Dadá teve apenas um choque, não tendo repercussão muscular”, detalha Jorge Silva.

Apesar do esclarecimento, na visão dos próprios atletas o tempo restante de recuperação precisa ser cumprido a risca, evitando que surpresas desagradáveis possam ocorrer.

“Pela lesão que senti, me cuidei para não deixar agravar. Foi uma pequena contratura, mas o Departamento Médico cuidou bem e pude treinar hoje (ontem). Temos mais dois dias para ganhar total confiança. Amanhã (hoje) a intensidade será maior e vou ver se estou 100%. Creio que estou legal, mas preciso descansar e me concentrar”, admite o zagueiro Raphael Andrade.

Diário do Pará, 19/09/2014