PSC 1x4 Remo (Ratinho)
PSC 1x4 Remo (Ratinho)

O Paysandu ainda não havia perdido nenhum Re-Pa em 2014 e a primeira derrota no clássicou aconteceu justamente na primeira partida da final do Campeonato Paraense. Em uma partida brilhante de Leandro Cearense, que fez um e deu “passes” para outros dois – incluindo o gol contra de Charles, que abriu o placar -, o Remo aproveitou a expulsão do zagueiro bicolor, aos 17 minutos de jogo, e venceu por 4 a 1, ontem à noite, no Mangueirão, e colocou uma das mãos na taça. Jhonnatan e Ratinho marcaram os outros gols azulinos, enquanto Heliton descontou para os bicolores.

Com o resultado, o Remo pode até perder por dois gols de diferença no jogo de volta, no domingo, novamente no Mangueirão, para ser campeão estadual após 5 anos de jejum. Já os comandados de Mazola Júnior precisam vencer a segunda partida por 4 gols de diferença para ficar com o título no tempo normal. Um triunfo alviceleste por 3 gols de vantagem leva a decisão para os pênaltis.

O Leão começou marcando forte e mostrando aplicação tática, claramente de olho nos contra-ataques. Foi em um deles que abriu o marcador, logo aos 12 minutos. Leandro Cearense escapou pela direita e chutou cruzado. A bola passaria ao largo da pequena área, mas Charles acabou desviando para a própria meta, fazendo explodir o lado remista no Mangueirão.

O jogo era nervoso, com muitas faltas duras. Tanto que, aos 17′, Jhonnatan fez falta por trás em Charles, que na queda atingiu o volante remista com um pisão na altura do peito. O árbitro gaúcho Leandro Pedro Vuaden expulsou automaticamente o zagueiro, deixando o time bicolor com um homem a menos em campo. Mazola Júnior se viu forçado a promover a primeira substituição: tirou Heverton para que o zagueiro Leandro Silva pudesse recompor sua defesa.

Apesar de inferiorizado numericamente, o Paysandu seguia com maior posse de bola e buscava o gol de empate a todo momento, mas o Remo continuava marcando forte e saindo para o ataques apenas na boa. As melhores oportunidades, tirando o lance do gol contra de Charles, foram também a favor do time de Roberto Fernandes. Aos 21′, em um lance de Leandro Cearense, que chutou forte, a zaga bicolor desviou e Alex Ruan chutou com perigo; e aos 26′, quando Rony aproveitou saída errada da zaga bicolor e arriscou um chute rente à trave.

O segundo gol viria apenas na volta para o segundo tempo. Logo aos 2 minutos, Jhonnatan aproveitou nova falha da zaga e acertou uma bomba no ângulo direito de Matheus: 2 a 0. Na sequência, Mazola Júnior reagiu fazendo duas mudanças ao mesmo tempo. Sacou seus dois laterais (Djalma e Bruninho) para refoçar o setor ofensivo com as entradas de Marcos Paraná e Heliton.

No entanto, o Remo continuava mais objetivo e quase marcou o terceiro aos 16′, em uma linda jogada de Eduardo Ramos, que passou pela marcação adversária, invadiu a área e chutou cruzado para grande defesa de Matheus, que espalmou para escanteio. Aos 21′, em outro contragolpe em alta velocidade, Rony tentou colocar a bola no canto esquerdo, mas o goleiro bicolor desviou com as pontas dos dedos.

O Paysandu ainda conseguiu descontar aos 27 minutos, quando Heliton recebeu livre na área remista e chutou na saída de Maycki Douglas, mas o Leão respondeu quase que imediatamente com um contra-ataque puxado por Rony, que avançou pela esquerda e cruzou na medida para a cabeçada de Leandro Cearense: 3 a 1. Tudo muito parecido com o Re-Pa da semana passada, quando o time azulino cedeu o empate no último minuto da partida.

Dessa vez, porém, o Remo não só manteve a vantagem como conseguiu ampliá-la, aos 40 minutos, em mais uma jogada de contra-ataque. Leandro Cearense passou fácil pela marcação e atrasou para Ratinho tocar no canto direito, sem chances para Matheus, decretando a goleada.

O Liberal, 05/06/2014