Cametá 2x2 Remo (Leandro Cearense)
Cametá 2x2 Remo (Leandro Cearense)

Na estreia do returno do Campeonato Paraense, o campeão do primeiro turno, Remo, voltou a mostrar raça e arrancou um empate por 2 a 2 diante do Cametá, ontem à noite, no Parque do Bacurau. Jogando com um time praticamente reserva, sem a presença de 7 titulares – Max, Levy, Alex Ruan, Carlinho Rech, Dadá, Eduardo Ramos e Val Barreto -, o Leão Azul abriu o placar no primeiro tempo, tomou a virada no início da segunda etapa, mas uma cobrança de falta espetacular de Diogo Silva deixou tudo igual.

Além dos seis titulares que já estavam fora da escalação inicial – a maioria poupados para o jogo de domingo, contra o Nacional (AM), pela Copa Verde -, o técnico Charles Guerreiro ainda perdeu Carlinho Rech poucos minutos antes da partida. O zagueiro, que jogaria improvisado como volante, voltou a sentir um incômodo muscular no aquecimento e foi substituído pelo atacante Zé Soares. Com isso, o Remo entrou em campo com uma formação mais ofensiva do que estava prevista.

Mesmo assim, foram os donos da casa que começaram pressionando. Aos 12 minutos, o Mapará perdeu a primeira chance de gol com o volante Robinho, que escapou rápido pela direita e chutou no canto direito, forçando Fabiano a desviar para escanteio. Aos 15′, o time cametaense quase abriu o placar, em cobrança de falta de Soares, que explodiu no pé da trave direita.

O Cametá não parou por aí. O Remo, com um meio de campo menos marcador em função da ausência de Carlinho Rech, não conseguia controlar o jogo. Com boas trocas de passes, o time da casa aproveitava para chegar com perigo à área azulina. No entanto, a maior qualidade técnica do elenco remista fez a diferença. Logo na primeira chance clara, aos 25 minutos, Thiago Potiguar fez bela jogada individual pela esquerda, cortou para o meio e chutou rasteiro no canto de Alencar Baú: Leão 1 a 0.

O Mapará tentou reagir e quase empatou em duas oportunidades. Na primeira, aos 28′, Soares voltou a ameaçar em cobrança de falta. O meia chutou direto para o gol e Fabiano espalmou para escanteio. A última foi aos 38′. Robinho recebeu bola na intermediária, dominou e soltou uma bomba que Fabiano espalmou para fora da área.

O Remo, a essa altura, se contentava em explorar os contra-ataques. A estratégia poderia ter rendido o segundo gol, aos 45′, quando Jhonnatan tabelou com Leandro Cearense e serviu Athos, que colocou a bola no canto esquerdo de Alencar Baú, mas a arbitragem marcou impedimento inexistente do meia remista. O gol mal anulado faria falta na segunda etapa.

Após o intervalo, as duas equipes voltaram sem alterações. Logo a 1 minuto, Thiago Potiguar quase fez um golaço. Em jogada pela direita, o meia saiu de cara com o goleiro e bateu cruzado rente ao travessão, mas foi o Cametá que movimentou o placar primeiro. Aos 7′, Robinho recebeu belo passe de calcanhar de Jaílson e bateu forte no canto esquerdo, sem chance para Fabiano.

Aos 15 minutos, Robinho marcou mais um. Em jogada de contragolpe, Jaílson esperou o momento certo e lançou para o habilidoso meia, quem driblou e acertou um belo chute no ângulo esquerdo de Fabiano. Um golaço!

Após sofrer a virada, Charles Guerreiro fez duas mudanças no ataque. Trocou os apagados Zé Soares e Leandro Cearense por Ted e Leandrão. O meia passou a atuar no setor de ligação, enquanto Thiago Potiguar voltou ao ataque. O Remo passou a pressionar em busca do empate, que veio aos 31 minutos, em cobrança de falta espetacular de Diogo Silva. Da intermediária, ele chutou colocado no ângulo direito, definindo o placar no Parque do Bacurau: 2 a 2.

Amazônia, 07/03/2014