PSC 1x4 Remo
PSC 1x4 Remo

Clássico é o tipo de jogo em que qualquer prognóstico antes da partida se torna irrelevante quando a bola começa a rolar. Olhando para a relação de desfalques, o Clube do Remo surgia em leve desvantagem com oito atletas suspensos, cinco deles titulares, enquanto o Paysandu tinha apenas três atletas suspensos, dois do time principal.

Consciente de suas restrições, o Leão se fechou bem na defesa e explorou os contra ataques e, em noite brilhante de Leandro Cearense e desastrosa da equipe bicolor, o Remo saiu do gramado com uma goleada soberba – 4 a 1, gols de Johnatan, Leandro Cearense, Ratinho e Charles (contra), com Heliton descontando para o Paysandu.

Para ser campeão domingo, o Remo pode até perder por até 2 gols de diferença, enquanto ao Paysandu só resta tentar uma goleada por 4 a 0. Vitória bicolor por 3 gols de diferença leva a decisão para os penais.

O primeiro tempo começou com o domínio do jogo nas mãos do Paysandu. Com mais posse de bola e troca de passes que o Leão, o time do técnico Mazola pecava pela falta de objetividade e não chegou a exigir grandes defesas do arqueiro Maycki Douglas. Quando o Remo respondeu, no entanto, foi fulminante.

Aos 12 minutos, Leandro Cearense fez grande jogada pela direita e cruzou para o meio da área. Completamente atrapalhado, Charles chutou contra o próprio gol, sem chances para Matheus: 1 a 0. O zagueiro e capitão bicolor perdeu o controle após o gol e, aos 17 minutos, foi expulso após levantar o pé no peito do volante Jhonnatan. Apesar de ter um jogador a mais, o Remo seguia se segurando no campo de defesa e o Paysandu tocando a bola sem criar grandes chances de perigo.

Na segunda etapa, o time do técnico Roberto Fernandes retornou mais tranquilo e, segurando a bola e avançando com ligações pelas laterais, chegou rapidamente ao segundo gol. Leandro Cearense novamente fez grande jogada pela direita e rolou para Jhonnatan soltar o pé de fora da área – 2 a 0, com apenas 1 minuto da segunda etapa.

O gol deixou o time bicolor desnorteado e o Leão passou a controlar o jogo e exigir defesas importantes do goleiro Matheus. Após as entradas de Heliton e Marcos Paraná, o time bicolor começou a equilibrar as ações e ameaçou reagir com o gol de Heliton, que recebeu um passe de Marcos Paraná e, sozinho na grande área, descontou.

Quando parecia que o jogo poderia ficar aberto outra vez, o Leão tratou de tomá-lo a seu favor de novo. Rony driblou pela lateral direita e Leandro Cearense, de cabeça, fez 3 a 1, aos 30 minutos. Nos contra-ataques, o atacante azulino, que participou dos 4 gols, se consagraria – ganhou na velocidade de Ricardo Capanema e serviu Ratinho que, sozinho, fuzilou o gol de Matheus: 4 a 1, com direito a “olé” e gritos de campeão das arquibancadas.

Diário do Pará, 05/06/2014