Antônio Carlos Nunes de Lima
Antônio Carlos Nunes de Lima

Em meio a reclamações dos clubes, pedindo menos jogos para o bem da integridade dos atletas, o diretor do Departamento Técnico de Competições da FPF (Federação Paraense de Futebol), Fernando Castro, adiantou que o formato de disputa do Campeonato Paraense sofrerá modificações para a edição de 2015.

A expectativa é que o certame passe a ter menos jogos e, portanto, um intervalo maior entre as partidas, já que a criação da Copa Verde e a disputa da Copa do Brasil tem a presença garantida de clubes paraenses. O novo formato ainda é pensado, até porque, de acordo com o próprio Fernando Castro, além da quantidade de jogos, outros aspectos deverão ser analisados.

“Temos que ver a viabilidade financeira e a disposição de deslocamentos dos times, por exemplo. Hoje, o campeonato é disputado 70% no interior”, frisou.

Aliás, o formato de disputa da competição estadual já poderia ter sofrido mudanças para esta edição de 2014. “O campeonato só se manteve o mesmo por exigência dos próprios clubes que, hoje, ficam ‘batendo’ na Federação. Mas para 2015 vai mudar. Tem que mudar. Vamos reunir e chamar até a imprensa para dar opinião de qual a melhor forma do campeonato acontecer. Temos que fazer o nosso futebol crescer como um todo”, declarou.

A última modificação na disputa do Parazão foi em 2011, quando as semifinais dos turnos passaram a ter jogos de ida e volta. “Estamos autorizados para mudar o campeonato pelo Estatuto do Torcedor, que diz que só se pode mexer na composição da competição a cada 3 anos”, completou.

Atualmente, o Estadual é composto por uma Segunda Divisão composta por quantos clubes quiserem se inscrever, com rodadas classificatórias em cada chave, além de partidas das semifinais e finais. Já na fase de acesso, 8 agremiações jogam entre si em 7 rodadas para definir os dois que integrarão a fase elite, que também tem 8 times. Nesta última fase, os clubes jogam dois turnos com 7 rodadas classificatórias, jogos nas semifinais e finais, em 2 jogos cada, em turno e returno. Ao final do campeonato, caso os vencedores dos turnos forem clubes diferentes, dois jogos valerão como a final geral da competição.

ORM News, 17/02/2014