Remo 0x2 PSC (Rony)
Remo 0x2 PSC (Rony)

O Campeonato Paraense de Futebol 2014 encerrou no último domingo (08/06) com o Clube do Remo campeão estadual. A Federação Paraense de Futebol (FPF) já está pensando na edição do Parazão 2015. Como o atual formato de disputa do estadual chegou ao seu segundo ano, por lei é preciso que a FPF e os seus filiados discutam sobre a manutenção da forma de disputa ou a implantação de outro método.

As especulações de que a competição sofrerá mudanças importantes já começam a correr nos bastidores do futebol paraense. De acordo com o vice-presidente da FPF, Maurício Bororó, sugestões de modelo de disputa do Parazão 2015 já estão chegando ao Departamento Técnico da Federação, mas somente após a Copa do Mundo o assunto será discutido.

“Na realidade, só no segundo semestre que nós vamos realizar uma reunião com todos os clubes paraenses para decidir a fórmula de disputa do campeonato. A FPF não determina nada, todos os anos acontecem essas reuniões e são os clubes que definem tudo”, disse o cartola da Federação.

Maurício Bororó revelou que a segunda fase do Parazão 2015 pode ter o número de participantes aumentado. “Para o Estadual do ano que vem, podem ser acrescidas mais 2 equipes, para ficar com 10 clubes ao total. No final, quem decidirá tudo serão os clubes em reunião. A Federação pode dar uma proposta, uma sugestão, mas os clubes que escolherão o modelo”, concluiu.

Outra mudança seria o fim da Segundinha, com as equipes sendo colocadas todas na primeira fase do Campeonato Paraense. Elas brigariam por 2 ou até 4 vagas para disputar a fase principal do Estadual, no início da próxima temporada.

Já estão classificados para a fase principal do Campeonato Paraense 2015 as seis melhores equipes desta última edição: Remo, Paysandu, Independente, Cametá, São Francisco e Paragominas.

ORM News, 10/06/2014