PSC 1x4 Remo (Leandro Cearense)
PSC 1x4 Remo (Leandro Cearense)

Nos oito confrontos anteriores entre Clube do Remo e Paysandu na temporada, a média de gols era baixa, com muitas bolas na rede surgindo após jogadas de bola parada. A tendência era de mais um jogo nervoso e que seria resolvido nos detalhes, mas a partida começou a ser decidida em um lance estratégico bem “feijão com arroz” do técnico Roberto Fernandes.

Ao fechar seu meio-campo com três volantes – Warian Santos, André e Jhonnatan – e colocar o time para jogar nos contra-ataques puxados por Rony e Leandro Cearense, a equipe azulina fez uma das mais antigas estratégias de jogo cauteloso. A simplificação tática das funções permitiu que os atletas rendessem o seu melhor e, diante de um Paysandu perdido em campo, permitiu que a goleada surgisse naturalmente.

Também ajudou no bom funcionamento do sistema de jogo a atuação brilhante de Leandro Cearense, autor de dois gols e de duas assistências. Jogando no flanco direito bicolor, o atacante encontrou a principal brecha do sistema defensivo adversário e surgia como elemento surpresa nas subidas de contra-ataque azulinos. Ao puxar as jogadas, Leandro abria espaço para a chegada certeira de Jhonnatan e Ratinho (que entrou no segundo tempo) e, no susto, Charles, que mandou contra o próprio patrimônio.

Do lado bicolor, o sistema implantado pelo técnico Mazola resistiu bem à expulsão de Charles, com a entrada de Leandro Silva, mas a necessidade de diminuir a desvantagem fez o técnico abrir mão dos dois laterais e forçar o volante Ricardo Capanema a se desdobrar da marcação. Embora o placar final sugira facilidade, o meio-campista foi um dos poucos atletas de destaque no Paysandu, participando da maioria dos desarmes do seu time.

Diário do Pará, 05/06/2014