Marco Antônio Pina, o
Marco Antônio Pina, o "Magnata"

Todos os anos, a sangria desatada dos cofres de Clube do Remo e Paysandu deixa marcas incalculáveis em forma de dívidas e uma enxurrada de processos trabalhistas. Administrar e resolver esses problemas têm sido, nos últimos anos, o maior desafio para o crescimento da dupla Re-Pa, quem vem lutando dia após dia contra um mal necessário, em busca da redenção nos gramados.

Entretanto, no que depender das diretorias dos clubes, o cenário poderá mudar já em 2015. Uma conversa entre o vice-presidente azulino, Marco Antônio Pina, e o diretor jurídico e candidato a sucessão presidencial bicolor, Alberto Maia, pretende impor limites aos gastos como atletas nos primeiros meses do ano.

“O ideal seria fixar em 5 jogadores de outras Federações durante o Campeonato Paraense”, explica o vice azulino. Segundo ele, a ideia será enviada em forma de proposta à entidade organizadora da competição e, se for aceita, entra em vigor imediatamente com o início do próximo Estadual.

Além de combater o inchaço do elenco precocemente, a medida protege as finanças do clube e adequa os treinadores à nova realidade. “Terão que priorizar a qualidade e não a quantidade. Cada técnico que chega, pede cinco, seis jogadores. Isso se torna insustentável devido à saúde financeira dos clubes”, comenta.

A proposta se limita apenas ao certame local. “Nas competições nacionais, a contratação será normal. Aqui, trata-se da montagem de um elenco, onde nós pretendemos valorizar os jogadores da base e os talentos regionais. Após o Campeonato Paraense, dependendo da competição disputada, cada clube decide a quantidade e contrata como achar melhor”, encerra.

Diário do Pará, 03/09/2014