PSC 1x4 Remo (Levy)
PSC 1x4 Remo (Levy)

É quase uma operação de guerra. Tudo para evitar declarações polêmicas. A comissão técnica do Clube do Remo, que tem à frente o treinador Roberto Fernandes, está orientando pessoalmente os atletas para eliminar quaisquer vestígios do clima de “já ganhou”. Após golear o Paysandu no primeiro jogo da final, por 4 a 1, o Leão construiu uma vantagem imensa e poderá perder por até 2 gols de diferença para se sagrar campeão paraense, após 6 anos de jejum. Evidentemente, o título está próximo, mas ninguém está autorizado a admitir o fato.

Val Barreto foi um dos jogadores que conversou pessoalmente com o treinador antes de ser entrevistado. Val, então, adotou o discurso politicamente correto. “Não tem nada ganho. O Paysandu é uma grande equipe, com grandes jogadores. Estávamos vencendo eles por 3 a 1 (na final do returno) e eles empataram. Então, precisamos ter cuidado”, disse.

Roberto Fernandes quer evitar declarações que possam motivar o adversário. O volante Ilaílson seria um dos encarregados de conversar com a imprensa, mas alegando que poderia ser inclusive multado, tomou o rumo dos vestiários e não voltou mais à sala de imprensa.

O controle da comissão técnica é mais amplo do que se possa imaginar. O vice-presidente do Leão, Marco Antônio Pina, mais conhecido como “Magnata”, garantiu que o uso de redes sociais está limitado dentro do elenco. “Foi exigido que os jogadores evitassem declarações polêmicas. Nada de postagens em redes sociais, fotos e nem comemorações”, declarou.

Até o dia do jogo, marcado para o próximo domingo, 08/06, apenas dois jogadores vão ser entrevistados diariamente. O lateral-direito Levy, por exemplo, não será escalado. Ele disse que está proibido de conversar com os repórteres por dar declarações polêmicas.

Roberto Fernandes terá a volta do goleiro Fabiano, dos zagueiros Rubran, Carlinho Rech e Raphael Andrade, dos volantes Dadá e Ilaílson, do meia-atacante Thiago Potiguar e do centroavante Val Barreto. O grupo está livre de suspensão. Em contrapartida, Eduardo Ramos levou o terceiro cartão amarelo e está fora do último compromisso azulino antes da Copa do Mundo.

O Liberal, 06/06/2014