Alex Ruan, Max e Danilo Rios
Alex Ruan, Max e Danilo Rios

Depender de si mesmo para se classificar já algo muito bom dentro de um campeonato de futebol e é ainda melhor quando a tabela ajuda. Em segundo lugar do Grupo A2 da Série D do Brasileirão, o Remo teve sua rodada de folga com a possibilidade de cair até para a penúltima colocação, mas os resultados ajudaram o Leão a ficar na mesma posição e ainda poder assumir a liderança com uma simples vitória no próximo final de semana.

A única equipe à frente do Remo na tabela de classificação é o River (PI), que folga nesta oitava rodada. Com uma simples vitória sobre o Interporto (TO), neste domingo, 07/09, o Leão passa a ter 11 pontos, um a mais que a equipe do Piauí, que tem 10. O River só poderia reverter essa vantagem na nona rodada, quando enfrenta justamente o Remo. Em dois jogos, a equipe azulina pode alcançar 14 pontos e ainda abrir 4 pontos de vantagem em relação ao atual líder.

A equipe mais próxima do Remo na tabela, o Moto Club (MA), pode alcançar os 13 pontos se vencer as duas próximas rodadas, mas no cenário hipotético em que ambas as equipes ganhem suas próximas partidas, o último jogo da fase de grupos é justamente entre paraenses e maranhenses, que decidiriam a liderança do Grupo A2.

Nesse cenário ideal, o River (PI) só poderia alcançar os 13 pontos, tendo que torcer por uma vitória do Remo sobre o Moto Club (MA) no último jogo da primeira fase.

O Guarany de Sobral (CE) pode alcançar 12 pontos, mas se o fizesse, tiraria automaticamente o River (PI) da disputa pelo acesso e facilitaria o caminho para o Leão de Antônio Baena.

Lanterna e com menor chance de classificação, o Interporto (TO) só pode alcançar os 11 pontos e ainda tem que torcer por combinações de resultado para poder se classificar.

Se as possibilidades ficarem mais uma vez a favor do Remo, a equipe pode se ver matematicamente classificada com uma rodada de antecedência.

Globo Esporte.com, 01/09/2014