Charles Guerreiro
Charles Guerreiro

Apesar da insatisfação geral do torcedor, em números, o retrospecto de Charles Guerreiro no comando técnico do Remo não é de se reclamar. Desde que foi contratado, em maio de 2013, o treinador esteve à frente do time em 28 jogos, contando partidas amistosas, Campeonato Paraense, Copa Verde e Copa do Brasil. Foram 15 vitórias, 10 empates e apenas 3 derrotas, com 65,5% pode aproveitamento.

“Deixei o time na semifinal da Copa Verde e na final do Campeonato Paraense, com vaga garantida na Copa do Brasil do ano que vem e com 80% da vaga encaminhada para a Série D. O futebol é assim mesmo, mas saio do Remo pela porta da frente”, afirmou Guerreiro.

Esmiuçando os números do técnico à frente do Remo, do total de partidas, 12 foram pelo Parazão, 4 pela Copa Verde, 1 pela Copa do Brasil, além 11 amistosos realizados em 2013, que serviram de preparação para a atual temporada. Em competições oficiais, apesar do retrospecto positivo, as atuações não convenceram a torcida. Pesou ainda a derrota para o Paysandu, ainda na fase classificatória do Estadual, e o esquema tático defensivo escolhido pelo treinador, com três volantes. O técnico também encontrou dificuldades de conseguir montar uma formação com Eduardo Ramos e Athos, duas das principais contratações para 2014.

Na Copa Verde, as classificações também não foram fáceis. Logo no primeiro mata-mata, a vitória sobre o Paragominas, na Arena Verde, perdeu o brilho pela fraca atuação no segundo tempo, quando os azulinos quase cederam o empate. No jogo da volta, em Belém, mais sofrimento. O PFC saiu na frente e conseguiu o resultado que levaria a partida para a decisão por pênaltis até 31 minutos do segundo tempo, até que Athos e Leandro Cearense deslancharam e o Leão fez 4 a 2.

Contra o Nacional (AM), o Remo também teve uma queda de rendimento no segundo tempo, evidenciando a falta de consistência dos remistas, além de problemas com o condicionamento físico, fator criticado pela imprensa. O fim da “era Guerreiro” veio nesta quarta-feira, dia 12/03, na derrota para o Internacional (RS). Um Remo irreconhecível entrou em campo e foi goleado.

Globo Esporte.com, 13/03/2014