Cametá 2x2 Remo (Thiago Potiguar)
Cametá 2x2 Remo (Thiago Potiguar)

Em partida de quatro gols, Cametá e Clube do Remo ficaram no 2 a 2 no Parque do Bacurau, em Cametá, pela primeira rodada do segundo turno do Parazão 2014. Com dois gols de Robinho para os donos da casa e Thiago Potiguar e Diogo Silva para os visitantes, Mapará e Leão Azul fizeram uma partida relativamente equilibrada e bem disputada, como foram os recentes confrontos entre as duas equipes pelo primeiro turno.

Depois deste jogo, o Remo dá uma parada no Parazão e se foca na Copa Verde, quando viaja para Manaus (AM) para enfrentar o Nacional (AM), no domingo (09/03), na Arena da Amazônia – que será evento teste para a Copa do Mundo -, pela partida de volta do torneio. O primeiro jogo terminou em 1 a 1, no Mangueirão, em Belém.

Já o Cametá terá uma semana de preparação antes de entrar em campo pela segunda rodada da Taça Estado do Pará, contra o Paragominas, no estádio Arena Verde, em Paragominas, na próxima sexta-feira (14/03).

As expectativas de uma partida bem movimentada se confirmaram no primeiro tempo. Mordido com a eliminação da semifinal do primeiro turno para o adversário da noite, o Cametá foi muito mais incisivo que o Remo nos primeiro 45 minutos. Ao todo, o time do técnico Adonaldo Viana arrematou ao gol 9 vezes, todas levando certo perigo à meta do goleiro remista Fabiano, que foi seguro e contou com um pouco de sorte na cobrança de falta de Soares, que acertou a trave direita.

Pelo lado do Leão Azul, o técnico Charles Guerreiro armou sua equipe para ir nos contra-ataques, puxados por Zé Soares pela direita e Thiago Potiguar pela esquerda. Foi com Potiguar que o Remo levou o primeiro perigo ao gol de Alencar Baú quando cobrou o primeiro escanteio da partida nos pés de Zé Soares que, livre, desperdiçou a oportunidade.

Aos 25 minutos, Thiago Galhardo recebeu falta no meio-campo, o árbitro Dewson Fernando Freitas não marcou, permitindo o contra golpe azulino. Potiguar dominou a bola, passou por Gil Cametá e acertou um bonito chute no canto direito de Alencar Baú. A bola chegou a desviar na marcação do Mapará antes de ir morrer no fundo do barbante.

A vantagem do Remo só não aumentou porque o auxiliar João Paulo Loiola assinalou impedimento do meio-campista Athos aos 45′ – que estava em posição legal -, anulando o gol remista.

Assim como a etapa inicial, o segundo tempo manteve o forte ritmo das equipes e ainda premiou o torcedor que foi ao Parque do Bacurau com dois golaços.

Atrás do placar, o Cametá manteve o ritmo forte, agredindo a meta de Fabiano que fazia uma boa partida e segurando o bom resultado para o Remo. Só que a noite foi do meia Robinho. Depois de ser bastante ativo no primeiro tempo, Robinho desencantou na etapa complementar. Com 7 minutos, Jaílson fez o pivô na entrada da área remista e de calcanhar rolou a bola para a chegada do meia que, com muita categoria, colocou a bola no cantinho da meta de Fabiano, empatando a partida.

No entanto, a jogada mais bela da noite aconteceu 8 minutos depois. Em um contra-ataque puxado por Jaílson, Robinho dominou a bola dentro da área, cortou o marcador e com extrema categoria acertou um chute de chapa do pé, fazendo a bola desenhar uma parábola perfeita e indo morrer no ângulo superior esquerdo do goleiro azulino, que ainda saltou para evitar o gol, mas só fez a foto do lance ficar ainda mais bela.

Contando apenas com o inspirado Thiago Potiguar, o Leão Azul não conseguia transformar as suas chegadas à meta de Alencar Baú em gols. Os cruzamentos saiam tortos demais ou erravam no último passe.

Nas bolas paradas, Potiguar e Athos se revezavam nas cobranças sem efeito e de fácil domínio de Alencar Baú ou da defesa do Mapará. Porém, Depois de Thiago Potiguar receber falta na entrada da área, aos 31 minutos, o lateral-direito Diogo Silva pediu para cobrar. Mesmo relutando, Potiguar entregou bola para Diogo e não se arrependeu. O lateral cobrou a falta com perfeição e acertou o ângulo superior direito de Alencar Baú, que assim como Fabiano, saltou para fazer uma bonita pose para a foto do lance. Com o tento, o Remo garantiu o empate e retornou para Belém com um tento na bagagem.

ORM News, 06/03/2014