Roberto Fernandes
Roberto Fernandes

Os números da campanha do Clube do Remo na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro tem um dado desanimador, às vésperas de o Leão encarar o Brasiliense (DF), com a missão de fazer 2 gols, no mínimo, para voltar classificado de Brasília (DF). Em 9 jogos válidos pela primeira e segunda fase da competição, o ataque azulino fez 2 ou mais gols em 4 deles. No total, os remistas fizeram 15 gols e, portanto, tem uma média inferior a 2 tentos por partida. Sobre o desempenho, ninguém quer se apegar a nenhum retrospecto negativo. “Cada jogo tem uma história”, frisou o volante Michel Schmöller.

Porém, há um peso favorável, que inclusive foi ressaltado pela comissão técnica. O fato de o Remo ter feito partidas seguras fora de casa gera uma expectativa positiva. De 12 pontos em disputa, o Leão abocanhou 9 em jogos longe do Pará, triunfando diante do Interporto (TO) e Guarany de Sobral (CE), empatando contra o River (PI) e somando apenas uma derrota o Moto Club (MA).

“Sem dúvida, os melhores jogos do Remo nessa competição foram fora de casa. Porque não havia tanto aquela pressão de ter que vencer. Então, acredito que podemos fazer um bom jogo e trabalhar para reverter a situação”, disse o treinador Roberto Fernandes.

Fernandes comentou que a pressão exacerbada em cima do grupo acaba refletindo de forma negativa. “Falei anteriormente e volto a repetir: é a pressão de ter a obrigação de subir, mas você não tem a obrigação de subir. Você tem a obrigação de se dedicar, cumprir horário, jogo é jogo. Do outro lado, tem um adversário que também tem essa obrigação”, reiterou.

Os números e o retrospecto, entretanto, não entram em campo. Foi o que alegaram alguns jogadores do elenco, entre eles, o meia-atacante Reis. De forma direta, ele tentou resumir a postura do Remo para a partida de volta, em pleno estádio Boca do Jacaré. “Nossa orientação é fazer gol. Precisamos de gols”, falou.

O Remo perdeu o jogo de ida, no Mangueirão, por 2 a 1. Como há o critério gols fora de casa para desempatar a disputa, o Leão terá que marcar 2 vezes, sob pena de uma eliminação prematura.

O Liberal, 03/10/2014