Fábio Paulista
Fábio Paulista

Depois de treinar pela manhã, no Baenão, o Remo embarcou no final da tarde para o Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira, o time comandado por Flávio Araújo terá um importante compromisso na Copa do Brasil diante do Flamengo (RJ), no Estádio da Cidadania, em Volta Redonda (RJ), às 22h. Apenas uma vitória coloca o Leão Azul na segunda fase da competição. No embarque da delegação, um pequeno grupo de torcedores foi ao Aeroporto Internacional de Val-de-Cans para apoiar o time antes da viagem.

Para dar apoio aos seus jogadores, membros de uma torcida organizada acompanharam o embarque do time no aeroporto. Os remistas aproveitaram para tirar fotos ao lado dos atletas, que aguardavam o momento do embarque. “Qualquer incentivo feito por essa torcida é importante. Sabemos que o jogo em Volta Redonda será difícil, mas com este apoio que eles nos deram aqui nossa vontade de trazer a classificação só vai aumentar”, comentou o atacante Paulista.

A equipe azulina perdeu para o Flamengo por 1 a 0 no jogo de ida. Por isso, agora precisa de uma vitória por 2 a 0 – ou por um gol de diferença desde que marque dois ou mais gols (2×1, 3×2, 4×3) – para garantir a classificação. Caso vença por 1 a 0, a decisão da vaga será nos pênaltis. Já o Rubro-Negro carioca só precisa de um empate.

Como sofreu uma contratura no músculo adutor da coxa esquerda durante o treinamento de cobranças de pênaltis, ontem pela manhã, o lateral-esquerdo Berg nem viajou com o grupo. Para seu lugar, o escolhido foi o prata da casa Alex Ruan. O zagueiro Mauro e o atacante Branco, suspensos pela Justiça Desportiva, também ficaram em Belém.

Após duas semanas de preparação exclusiva para a partida de amanhã, o time do Remo para enfrentar o Flamengo permanece indefinido. No últimos dias, Flávio Araújo testou duas formações táticas e a tendência é que o time seja escalado no 3-5-2. Ontem, ele nem realizou um coletivo, nem revelou a escalação da equipe, como costuma fazer. Sendo assim, a participação de Thiago Galhardo, por exemplo, é um mistério. O próprio jogador, que estava suspenso no jogo de ida, ainda não sabe se vai jogar.

A principal incógnita é realmente o esquema tático e o que essa escolha vai influir na postura do time em campo. O mais provável é que o Leão Azul entre em campo com três zagueiros e com apenas um meia de ligação, que seria Diogo Capela. Assim, a estratégia seria a de tentar a sorte nos contra-ataques. A outra opção de Araújo seria armar sua equipe no 4-4-2, com Thiago Galhardo e Clebson no meio de campo. Nesta versão, o time azulino partiria ao ataque com mais ousadia.

Na atividade de ontem, o grupo realizou apenas um recreativo seguido de um treino de cobranças de pênaltis. Por isso não houve nenhuma pista sobre a escalação. Araújo também não concedeu entrevista coletiva, deixando o mistério no ar. De qualquer forma, o time mais provável do Remo tem: Fabiano; Zé Antônio, Carlinho Rech e Henrique; Endy, Nata, Jhonnatan, Diogo Capela e Alex Ruan; Leandro Cearense e Val Barreto.

O Liberal, 16/04/2013