Jogadores do Remo treinam em Castanhal durante a pré-temporada
Jogadores do Remo treinam em Castanhal durante a pré-temporada

Se por um lado o técnico Flávio Araújo se diz satisfeito em sua avaliação de 10 dias de pré-temporada, algo ainda cutuca a cabeça do treinador: qual o melhor esquema tático para fazer, esse dito bom desempenho dos treinos, render da melhor forma na hora que a bola estiver rolando para valer: 4-4-2 ou 3-5-2? Ao longo de dezembro, primeiro mês de trabalho do novo Clube do Remo, o treinador vinha armando a equipe no tradicional 4-4-2. Contudo, a partir do início da pré-temporada, em janeiro, Flávio recebeu novos jogadores e optou pelo esquema de três zagueiros, o 3-5-2. Além disso, o desfalque do lateral-direito Walber contribuiu para a mudança.

“Desde dezembro estivemos treinando no 4-4-2, portanto, passamos praticamente um mês assim. Agora estamos há um pouco mais de uma semana com o 3-5-2”, explicou Araújo na última quinta-feira. “Optamos por outra distribuição tática para que possamos analisar bem as duas formas e qual a melhor. Vamos fazer mais dois treinos no sábado e decidir logo ou depois, no domingo, mas vamos com melhor distribuição. O mais importante é que todo jogador já tenha trabalhado sua posição em cada um dos esquemas”, contou.

O 3-5-2 dá mais liberdade para os laterais funcionarem como os chamados “alas” e saírem para o ataque. O lateral-esquerdo Berg, que treina entre os titulares, sabe disso. “Para esse jogo, ele (Flávio Araújo) deve optar por três zagueiros. Vou poder jogar um pouco mais adiantado, avançando pela lateral e ajudando os meias a colocarem a bola nos atacantes. Para mim, esse é um bom esquema”, opina. Qual o professor vai escolher?

Diário do Pará, 12/01/2013