Charles Guerreiro
Charles Guerreiro

A contratação do técnico Charles Guerreiro não acabou com a série de indefinições que giram o estádio Evandro Almeida, o Baenão. O Clube do Remo segue esperançoso em conseguir uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, e por conta disso ainda não estabeleceu a programação para o decorrer do ano, incluindo dispensas e contratações.

Charles, treinador e destaque do Paragominas no Parazão 2013, ainda deve trabalhar com a “herança” deixada pelo técnico Flávio Araújo. Além da possibilidade de chance na Série D, o Leão pode participar do Torneio Pará-Rio, envolvendo o Paysandu e duas equipes cariocas, mas sem definição, até então.

Aguardando essas alternativas, o comandante do barco azulino no segundo semestre confirmou que ainda não montou a lista dos jogadores com quem pretende contar. Apesar disso, Guerreiro afirma que já tem na cabeça quem deve ficar e quem deve sair do Remo.

“Na verdade, a avaliação só posso fazer depois que for definido se vai ter torneio ou se não vai ter. A (avaliação) da Série D também, mesmo sabendo que ficou difícil. Estamos aguardando uma brecha. Se tiver o torneio, não posso dispensar os atletas agora. Conheço o time do Remo e sei quem tem condições de ficar. Depois do torneio vamos fazer nossa programação. Depois ver quem vai ficar e quem vai sair. Não posso falar agora, porque tem uma indefinição muito grande”, contou.

A saída de alguns atletas, entretanto, parece ser um processo indiferente às indefinições de calendário. O volante Jhonnatan e o atacante Jayme, por exemplo, são cogitados em outras equipes do Brasil e até do exterior. As notícias em torno da não continuidade desses jogadores revelados na base remista não mudam o pensamento de Charles Guerreiro, que já repassou para a diretoria o interesse em continuar com os garotos que se destacaram no Campeonato Paraense.

“São jogadores que a gente quer que fique. São jogadores da base e que tem futuro. Não podemos desmontar toda a base que ficou. Depois vai ter que montar o time, de novo. O Jayme foi bem no Paragominas, fez gols. O próprio Alex Ruan, Jhonnatan, Reis, que estava no Santa Cruz e agora está com a gente. São jogadores que teremos que valorizar, utilizar eles como peças para montar um time local e, lá na frente, pensar em outros jogadores”, comentou Charles.

A base, aliás, deve ser melhor aproveitada no Clube do Remo. Fazendo bela campanha no campeonato estadual sub-20, o “Leãozinho” já desperta a atenção do técnico da equipe profissional. Guerreiro garante estar atento, mas promete ter calma na promoção de atletas da base no time de cima.

“A gente sabe que tem jogadores de qualidade. Aqui é um celeiro de qualidade. Não só o Remo, como outros clubes paraenses. Nós vimos, sim, alguns jogadores. Estamos observando. Vamos puxar jogadores que têm condições, no sentindo de integrar o grupo. Não podemos dizer que vão chegar aqui para serem titulares, mas vamos começar a dar valor, valorizar essa prata da casa. Quem tiver qualidade, se tiver que jogar, vai jogar”, salientou.

Já mentalizando o futebol do Clube do Remo, o treinador quer trabalhar com 28 jogadores para a maratona de amistosos que o clube deve enfrentar, especialmente pelo interior do Pará. Novas contratações, pensando no Parazão 2014, devem começar a partir de novembro.

“Estamos na esperança de conseguir a vaga. A chance ficou longe, mas temos que acreditar. Era o “Plano A”. Estamos treinando no Baenão para ficar mais perto da base, daí vamos fazer a programação. Se não for entrar na Série D, vamos aguardar o torneio e os amistosos para montar um time, uma base, para a partir de novembro trazer alguns jogadores de fora, com qualidade”, revelou.

Portal ORM, 11/06/2013