Torcedores foram à sede social do Remo para conhecer os projetos do novo núcleo administrativo do clube azulino
Torcedores foram à sede social do Remo para conhecer os projetos do novo núcleo administrativo do clube azulino

A nova diretoria do Remo chamou e os torcedores foram ontem à noite ao Salão Nobre da sede social do clube para conhecer os projetos elaborados pelo novo núcleo administrativo azulino. Dentre eles se destaca a promessa de uma reformulação total do Baenão, que ganharia mais assentos, cabines, um novo gramado, melhores vestiários e perderia parte do alambrado, deixando os torcedores próximos ao time – obra a ser entregue antes do fim do ano. A diretoria apresentou também projetos de anistia para regularizar a situação de sócios inadimplentes.

A diretoria e seus membros podem ser novos, mas alguns conceitos são os mesmos. O principal deles é o de que “o futebol é o carro chefe”. A reestruturação do Clube do Remo mais uma vez estará atrelada ao bom desempenho do time de futebol profissional, mas este será reformulado: a promessa do diretor de futebol, Thiago Passos, é de que a equipe que no ano que vem lutará pela vaga na Série D seja formada essencialmente por jogadores regionais e jovens. Com isso, a figura do técnico que traz quase um time completo – bem conhecida dos remistas – será alijada do clube.

A ideia da reunião de ontem era mostrar integração, atributo que a diretoria pretende ter como marca. “O mais importante desta reunião é mostrar a unidade e interlocução entre os projetos, que são todos interligados, se completam. Vivemos um momento de reconstrução e todos representam um tijolo nessa edificação”, disse Thiago Passos.

Foi justamente a promessa de uma nova edificação que causou burburinho no encontro, quando o presidente Zeca Pirão anunciou o plano de reforma do Baenão. Segundo Pirão, já há mais de uma empresa interessada na empreitada. A obra consiste na demolição das cadeiras VIPs para construção de 1.000 assentos no padrão Fifa (que ficaria ainda sem alambrado à frente), transformação das cabines de imprensa em camarotes e construção de novas cabines em um pavimento superior, revitalização da sala de aquecimento e da área social (como praça de alimentação e banheiros) e um novo gramado. O prazo de entrega seria o dia 20/12. Quem assina o projeto é o arquiteto Aurélio Meira.

O marketing e os projetos que visam sócios – proprietários, remidos ou torcedores – também foram tocados. Segundo o vice-presidente de futebol, Henrique Custódio, será implemetado um plano estratégico no futebol do Remo, pautado pelo melhor marketing que existe: “a bola entrar no gol”. “E ela não entra por acaso”, lembrou Henrique.

Regularizar o pagamento de associados é uma meta. Para isso o clube oferecerá anistia e fará uma reforma também na sede social, que deverá contar com a criação de uma arena, academia e inauguração de um restaurante. “Queremos o associado de novo no clube”, explicou Fábio Bentes, diretor de marketing.

Os diretores de esportes amadores também tiveram tempo, ainda que reduzido, para mostrar resultados de modalidades como natação, futsal e regata – o que funciona como o principal marketing deste contingente. Ao fim da reunião, foi aberto espaço para que os torcedores fizessem perguntas diretamente aos diretores. Para o funcionário público Cássio Reis, de 24 anos – que descobriu na reunião que pode regularizar sua situação como sócio pagando R$ 90 – o sentimento é de esperança. “Vim para ouvir e conhecer os projetos e estou gostando do que apresentaram. Acho que vai dar certo”, disse. É justo dizer que ele não foi o único remista a sair da sede com essa impressão.

O Liberal, 31/07/2013