Henrique, Mauro, Clebson e Carlinho Rech
Henrique, Mauro, Clebson e Carlinho Rech

Os 15 dias que antecedem o jogo decisivo contra o Flamengo (RJ), pela primeira fase da Copa do Brasil, estão servindo para que o técnico Flávio Araújo “quebre a cabeça” na definição da estratégia de jogo e dos jogadores que irá colocar em campo na próxima quarta-feira.

A longa folga na tabela, provocada pela paralisação do Campeonato Paraense, veio a calhar para recuperar alguns jogadores que vinham reclamando de desgaste nas últimas partidas e possibilitar ao treinador a correção dos pontos negativos da equipe. No entanto, a indefinição sobre o esquema tático a ser utilizado no confronto aliada a uma estratégia da comissão técnica, deixa o Remo indefinido às vésperas do confronto contra o Rubro-Negro carioca.

Após uma apresentação irregular no jogo de ida, quando saiu derrotado por 1 a 0, o técnico Flávio Araújo pode optar em montar a equipe no 4-4-2 ou até mesmo no 4-3-3, alterando novamente o sistema. No treino de sexta-feira, os jogadores realizaram mais uma atividade técnica e trabalharam fundamentos como finalização e cruzamentos, além de jogadas ensaiadas.

Na entrevista coletiva, o treinador azulino não conversou com a imprensa, deixando os microfones para o atacante Leandro Cearense e Ramon – que retornou aos treinamentos após se recuperar de contusão na coxa esquerda. Sem vazar informações, a comissão técnica monta em silêncio a equipe, que busca a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil e, logo na sequência, tentará superar o Paysandu, nas semifinais da Taça Estado do Pará- o segundo turno do Parazão.

Os únicos desfalques são o zagueiro Mauro e o atacante Branco, que ainda precisam cumprir suspensão na competição nacional. O meia Thiago Galhardo, que conseguiu a reversão de sua suspensão no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), não teve seu retorno ao time confirmado. Com isso, Diogo Capela parece ter conquistado a preferência do treinador.

Se optar por três zagueiros, Zé Antônio, Carlinho Rech e Henrique são as únicas opções à disposição de Flávio Araújo. O goleiro Fabiano completa a defesa. No ataque, com o retorno de Val Barreto aos treinos com bola, o jogador deve ser escalado como titular. Com isso, a única chance de Paulista iniciar a partida seria no caso do time entrar em campo em um ousado 4-3-3 (três atacantes). Esta definição, no que depender do treinador, só deve ocorrer a poucas horas do início do jogo. O atacante Leandro Cearense desconversou sobre quem pode ser escalado para quarta-feira.

O Liberal, 14/04/2013