São Francisco 3x1 Remo
São Francisco 3x1 Remo

O São Francisco não tomou conhecimento e venceu o Remo neste domingo, dia 24/03, por 3 a 1, no estádio Colosso do Tapajós, em Santarém. Com o resultado, o Leão da capital acumula a terceira derrota consecutiva no segundo turno do Campeonato Paraense 2013. Diego Carioca abriu o placar, Fábio Paulista empatou, mas Jeferson e Mário Augusto anotaram os outros dois gols, dando números finais ao jogo.

Com o resultado, o Remo saiu da zona de classificação e, agora, ocupa a quinta colocação. A equipe precisa vencer o Águia na próxima quarta-feira, dia 27/03, em Belém, para chegar à fase semifinal. Já o São Francisco, que briga apenas contra o rebaixamento, enfrentará o Cametá, no Colosso do Tapajós, equipe que também não tem mais chances matemáticas para passar de fase.

A partida começou agitada, com muitas faltas cometidas pelas duas equipes, contudo, o que se via era um jogo equilibrado, com ligeira vantagem do Remo, que parecia com mais disposição para chegar ao ataque. Somente aos 5 minutos, o torcedor presente no Colosso do Tapajós viu o primeiro lance perigoso. Walber cobrou falta na área e a defensiva do São Francisco se atrapalhou para fazer o corte.

O Leão de Santarém também chegava ao ataque com Ricardinho, sempre em velocidade. Em um dos lances, o jogador foi derrubado na área e pediu pênalti, que foi negado pelo árbitro Benedito Pinto da Silva. O Remo, com Fábio Paulista, dava sinais que exploraria as jogadas pelas laterais. O meio-campo Thiago Galhardo, por outro lado, não fazia grande jogo e suas investidas esbarravam no jovem zagueiro Perema.

O momento ficou delicado para Remo quando Fábio Paulista perdeu um gol sem goleiro, incrível. Leandro Cearense fez boa jogada, tirou Jader e tocou para o atacante bater consciente, mas para fora. O castigo veio logo em seguida. Ricardinho fez boa jogada, tocou para Pedro Henrique, que deu o passe para Diego Carioca chegar chutando. A bola ainda bateu na trave antes de entrar: São Francisco 1 a 0.

Paulista se redimiu aos 31 minutos. Ele fez o gol de empate depois que recebeu o toque de Jhonnatan. O atacante teve tempo de escolher o canto antes de bater para o fundo das redes: 1 a 1. Não demorou para o Leão santareno desempatar. Levy cobrou falta curta para Jeferson, estilo jogada ensaiada, e o meio-campista bateu do meio da rua, sem chance alguma para o goleiro Fabiano, que ainda pulou na bola, sem sucesso: 2 a 1 São Francisco.

Sem mudanças, São Francisco e Remo voltaram para o segundo tempo demonstrando disposição, porém, o time da capital estava sem objetividade. Já o Leão do interior queria mais e conseguiu. Aos 12 minutos, Levy cobrou falta na área, Mário Augusto se antecipou ao goleiro Fabiano e fez o terceiro dos santarenos no jogo: 3 a 1.

Flávio Araújo, então, mudou. Tirou Carlinhos Rech e Paulista e promoveu a estreia de Diogo Capela e Val Barreto, ingressando no 4-4-2.

Sem poder de reação e aparente apatia na partida, o Remo seguiu desorganizado. Uma das poucas oportunidades do Remo aconteceu com Val Barreto aos 20 minutos. O atacante recebeu em profundidade, tirou o goleiro Jader e deu um toquinho por cima, mas a bola acabou batendo na rede pelo lado de fora. Aliás, era apenas com “Valotelli” que o Leão chegava ao ataque do São Francisco.

Na metade do segundo tempo, o time da casa já havia diminuído o ritmo e jogava nos contra-ataques, geralmente perigosos. Levy era um dos principais articuladores da equipe. O time cadenciava o jogo para gastar tempo, principalmente com o atacante Elielton, que recebia os lançamentos, segurava o jogo e, em alguns momentos, partia para o ataque no mano a mano com a defensiva azulina.

A partida poderia terminar de forma eletrizante quando Diogo Capela perdeu uma das últimas oportunidades de diminuir o placar. O goleiro Fabiano bateu tiro de meta, Val Barreto desviou de cabeça, próximo da entrada da área, e a bola sobrou para o meio-campista bater fraquinho. Jader segurou firme e nem deu rebote. Era o Remo todo no ataque para tentar fazer alguma coisa, mas não deu tempo e a equipe nem tinha poder de reação. Final de partida: 3 a 1.

Globo Esporte.com, 24/03/2013

Clique aqui e assista aos melhores momentos do jogo