Tuna 0x2 Remo
Tuna 0x2 Remo

O Campeonato Paraense 2013 promete ser um dos mais difíceis dos últimos anos. Já foram disputadas duas rodadas, apenas o Clube do Remo tem 100% de aproveitamento e foi único time a vencer por uma diferença de dois gols. Até aqui, o Parazão teve apenas 14 gols marcados, com média de 1,75 gol por jogo.

O Remo lidera o Estadual de forma isolada, com 6 pontos. Apesar de ainda não empolgar na parte técnica e tática, o Leão vai se destacando pela garra e disposição dos jogadores comandados por Flávio Araújo. O atacante Val Barreto, reserva, vai ganhando a confiança da torcida após o golaço marcado contra o Santa Cruz. Diante da Tuna, mais uma vez o “Valotelli” deixou sua marca e é um dos artilheiros do torneio.

Já o Paysandu, segundo colocado com quatro pontos, espera evoluir ao longo da competição com os reforços contratados, exemplos do lateral-esquerdo Rodrigo Alvim, do meia Eduardo Ramos e do atacante Iarley. A vitória fora de casa, em Paragominas, fez o time bicolor ressurgir novamente como um dos candidatos ao título após o tropeço no estádio da Curuzu, empatando com o São Francisco.

Falando em São Francisco, o Leão santareno é a grande surpresa positiva do Campeonato Paraense. Os quatro pontos conquistados até aqui foram em partidas longe de Santarém. O clube, liderado pelo técnico Osvaldo Monte Alegre, é modesto, sem grande investimento. Porém, com atletas jovens, velozes, dedicados, conhecedores da realidade do torneio. Ricardinho, Caçula, Boquinha e Jeferson são o grande “esteio” da equipe de Santarém.

Após uma vitória fora de casa, o Paragominas decepcionou o seu torcedor, perdendo para o Paysandu. Apesar de mostrar um bom futebol, o Jacaré pecou nas finalizações e acabou sendo dominado pelo bicolor. Com três pontos, Fran Costa agora tem a missão de não deixar a “peteca cair”, já que novamente vai atuar em seus domínios.

Nas últimas colocações estão Águia de Marabá, Cametá, Tuna Luso e Santa Cruz, nessa ordem. O Azulão marabaense, que investiu de maneira tímida para o Parazão, garante ganhar fôlego nos próximos jogos.

Enquanto isso, o Cametá, atual campeão do Estadual, só conseguiu um ponto. Com a mesma pontuação, a Tuna ainda promete surpreender. Apesar de ainda não vencer, a Lusa manteve a média de boas atuações. Por fim, a decepção vem sendo o Santa Cruz, um dos clubes que mais investiu para o campeonato, mas que não está conseguindo colocar em jogo o bom futebol de jogadores como Rayro, Mael, Flamel, Ratinho e Fábio Oliveira.

Globo Esporte.com, 18/01/2013