Ratinho
Ratinho

O Remo faz hoje o segundo amistoso de sua longa preparação com vistas ao Campeonato Paraense de 2014 – o primeiro fora de Belém. O jogo está programado para começar a partir das 16h, em Ipixuna do Pará, cidade localizada na rodovia Belém-Brasília, distante 250 km da capital. O novo compromisso será útil para o técnico Chales Guerreiro fazer mais observações na equipe. O adversário do Remo será a seleção de Ipixuna do Pará.

Desta vez ele contará com o reforço do atacante Branco, que começa a partida entre os titulares. Leandro Cearense, que estava emprestado ao Nacional (AM), foi vetado pelo DM por estar em tratamento de um problema no testículo. Branco estava emprestado para o Náutico (RR), que disputou a Série D do Campeonato Brasileiro. Como as duas equipes não avançaram na competição nacional, Branco e Leandro Cearense tiveram seus contratos de empréstimo rescindidos e retornaram ao Baenão no início desta semana.

Hoje, Charles Guerreiro também fará um teste na lateral-esquerda. Sem Alex Ruan, que está cedido ao elenco sub-20 e já se prepara para o jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil da categoria, contra o Flamengo (RJ), Williams será utilizado no setor. O comandante azulino chegou a cogitar a presença de alguns titulares do time que eliminou o Vitória (BA), quarta-feira passada, em pleno Barradão, mas após uma conversa com o técnico dos juniores, Válter Lima, acabou solicitando apenas as presenças do meia William Fazendinha e do atacante Rodrigão, que atualmente são reservas do sub-20.

“Precisamos fazer um trabalho em conjunto entre o Departamento de Futebol Profissional e o Amador. Um não pode prejudicar a preparação do outro”, observou o vice-presidente Maurício Bororó, lembrando que foi justamente a participação dos garotos no amistoso contra o Time Negra, há duas semanas, que provocou a contusão que afastou o atacante Jayme da partida de volta diante do Vitória (BA).

Charles Guerreiro pretende deixar o time considerado principal mais tempo em campo para o entrosamento vir mais rápido. Os jogadores acreditam que a série de amistosos antes da estreia no Parazão 2014 vai deixar o time no ponto para a competição estadual. “André e Rubran também estão se entrosando rápido e procuramos passar as coordenadas do grupo para facilitar a adaptação deles”, disse o zagueiro Carlinho Rech, referindo-se aos dois recém-chegados que jogarão neste domingo.

Depois de testar uma formação no esquema 3-5-2, o treinador deve mandar a campo um time no tradicional 4-4-2, com: Fabiano; Levy, Carlinho Rech, Rubran e Williams; André, Jhonnatan, Ratinho e Edicléber; Branco e Val Barreto. Ao menos foi esta a escalação dos titulares no coletivo-apronto de sexta-feira. Para se apresentar em Ipixuna do Pará, a diretoria do Remo cobrou uma cota de R$ 20 mil, livre de despesas com transporte, hospedagem e alimentação.

O Liberal, 22/09/2013