Paragominas 1x0 Remo (Tony)
Paragominas 1x0 Remo (Tony)

O Remo jogou mal e caiu diante do Paragominas por 1 a 0, ontem à noite, na Arena Verde, naquele município do nordeste paraense. Mesmo assim, ao término da quinta rodada, o Leão Azul ainda se mantém no G-4 da Taça Estado do Pará. Agora, porém, em quarto lugar. O Jacaré do Norte, por seu turno, aproveitou para alcançar a terceira colocação e entrar na zona de classificação para as semifinais, com os mesmos 9 pontos da segunda colocada Tuna Luso e do Leão Azul – o desempate entre as três equipes se dá no saldo de gols. A liderança isolada permanece com o Paysandu, que soma 11 pontos.

A partida foi disputada em um gramado completamente encharcado pela chuva que caiu durante toda a tarde de ontem em Paragominas. Apesar das várias poças de água espalhadas pelo campo de jogo, o árbitro Joelson Silva dos Santos decidiu autorizar o início da partida, evitando assim o adiamento do jogo para hoje. Fato que acabaria provocando o adiamento do jogo entre Remo e São Francisco de domingo para segunda-feira e, por consequência, da última rodada da fase classificatória de quarta para quinta-feira da semana que vem.

Quando a bola rolou, o Paragominas mostrou-se mais adaptado ao gramado alagado. Jogando na base dos chutões, o time da casa foi melhor desde o primeiro minuto. Já o Remo insistia em tocar a bola, parando muitas vezes nas poças de água e facilitando os desarmes da defesa adversária. Para piorar, ainda teve o atacante Branco expulso nos últimos minutos, justamente quando buscava o empate.

O jogo

O Paragominas não deu bola para as péssimas condições do gramado e começou a partida buscando o ataque e chegou a balançar as redes com apenas 40 segundos. Aleílson aproveitou o rebote após um chute de fora da área de Ilaílson, mas o árbitro assistente marcou o impedimento do atacante. Apesar do susto, o Remo não acordou no jogo e o ímpeto do time da casa continuou maior.

Mais efetivo, o Jacaré do Norte quase abriu o marcador aos 26. Carlinhos Marahú arriscou chute de fora da área e a bola passou próxima ao canto direito. O Remo até tentou responder, mas acabava falhando no último passe. Após os 30 minutos, o jogo foi ficando cada vez mais truncado no meio de campo e as duas equipes pouco criaram em termos ofensivos.

Na segunda etapa, o Remo voltou com uma clara tentativa de segurar o resultado. O técnico Flávio Araújo sacou o zagueiro Mauro e o volante Nata para a entrada de Carlinhos Rech e Tony. Porém, do outro lado, o Paragominas abriu o placar. Da intermediária, o lateral direito Rondinelly arriscou uma bomba que desviou na zaga remista e enganou Fabiano.

Não tardou para o Remo quase chegar ao empate. Aos 7 minutos, Berg cobrou escanteio e após bate-rebate na área Branco chutou para a defesa salvador de Maicky Douglas. No minuto seguinte Weller quase fez o segundo do PFC, ao cabecear a bola no travessão de Fabiano. Aos 23′, o Leão voltou a assustar em um cruzamento de Jhonnatan que passou pela pequena área com perigo. Aos 34′ foi a vez de Leandro Cearense perder grande oportunidade.

Quando o time da capital estava mais próximo do empate, veio a expulsão de Branco, que teria agredido Maicky Douglas. A partir daí, com um homem a mais, o Paragominas apenas administrou a vantagem, garantindo sua terceira vitória no returno do Parazão.

Após o apito final, o meia Marquinhos chegou a passar mal. O jogador, que vinha se recuperando de uma virose, sentiu o desgaste da partida e precisou ser levado de ambulância para um hospital da cidade. Segundo a comissão técnica do Paragominas, a situação do atleta não preocupa.

Diário do Pará, 22/03/2013

Clique aqui para conferir os melhores momentos da partida