Remo 0x1 Flamengo (Leandro Cearense)
Remo 0x1 Flamengo (Leandro Cearense)

O Clube do Remo é o time do Norte com mais participações na Copa do Brasil. Em 25 edições da competição nacional, incluindo a atual, o Leão esteve presente em 22 oportunidades. O Sampaio Corrêa (MA) – na geografia da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os estados do Maranhão e Piauí pertencem à região Norte, não ao Nordeste – vem em seguida, com 18 participações, enquanto que Paysandu e Nacional (AM) jogaram o torneio, cada um, por 16 vezes.

O Remo também é o clube do Norte que mais chegou perto de conquistar a Copa do Brasil. Em 1991, os azulinos chegaram à semifinal da competição, mas foram eliminados pelo Criciúma (SC), do técnico Luiz Felipe Scolari, que foi o campeão do torneio.

O Leão também é um dos clubes brasileiros que mais participou da Copa do Brasil, só perdendo para o Atlético (MG) e Vitória (BA) – 24 participações -, empatando com o Bahia (BA), que também está na sua 22ª participação no torneio.

Já o Paysandu chegou mais longe na Copa do Brasil em 2012. O time, treinador por Lecheva, chegou na terceira fase de forma inédita, enfrentando o Coritiba (PR). Os outros representantes paraenses no torneio em 2013 são Águia de Marabá e Cametá. Enquanto o Azulão está na sua terceira participação, o Mapará faz a sua estreia.

Na primeira fase da Copa do Brasil, o Remo perdeu por 1 a 0 para o Flamengo (RJ) em Belém e faz o jogo de volta no dia 17/04, em Volta Redonda (RJ). O Águia jogou diante do Nacional (AM) e saiu derrotado por 2 a 0. O confronto de volta será nesta quarta-feira, no estádio Zinho Oliveira, em Marabá.

O Cametá também joga na quarta-feira, diante do Atlético (GO), no Parque do Bacurau. No mesmo dia, a partir das 21h, no estádio Ribeirão, em Boa Vista (RR), o Paysandu estreia contra o São Raimundo (RR).

Confira o ranking de participação dos clubes do Norte na Copa do Brasil:

  1. Remo: 22 participações
  2. Sampaio Corrêa (MA): 18 participações
  3. Paysandu e Nacional (AM): 16 participações
  4. Rio Branco (AC): 15 participações
  5. Flamengo (PI): 10 participações
  6. Ji-Paraná (RO): 9 participações
  7. Roraima (RR): 8 participações
  8. Ipiranga (AP): 6 participações
  9. Palmas (TO): 5 participações

Globo Esporte.com, 09/04/2013