Flávio Araújo orienta jogadores antes do treino no Baenão
Flávio Araújo orienta jogadores antes do treino no Baenão

Que a situação não está boa para a Federação Paraense de Futebol, isso todos já sabem. Pior situação só para os torcedores que ficam sem vibrar por suas equipes e os próprios times, que seguem com o futuro indefinido por conta de ações realizadas fora do gramado. A situação ganhou novos ares com a definição de uma sessão extraordinária no Tribunal de Justiça Desportiva do Pará, onde as questões legais responsáveis por impedir a bola de rolar, serão julgadas e podem permitir que o futebol volte, para alegria geral da nação.

Mas a situação da FPF ainda promete dar muito pano pra manga. Ainda sem saber a data dos jogos, a FPF ainda tem que se preocupar com investigações na instituição.

Responsável pela organização da tabela no caso da volta do campeonato, o diretor da FPF, Paulo Romano declarou que os jogos provavelmente voltarão no próximo final de semana. “Caso a decisão seja favorável ao campeonato, nós marcamos os jogos. O que impossibilita de começarmos mais cedo é o calendário de Remo e Paysandu, que jogam na quarta-feira pela Copa do Brasil (não é o caso do Paysandu, que eliminou o jogo de volta). Nada é definitivo, mas é provável que as datas sejam novamente no sábado e domingo”, afirmou.

O julgamento, porém, não é a única preocupação da entidade máxima do futebol paraense. O deputado Alfredo Costa (PT) anunciou o requerimento de uma CPI para investigar a Federação. Em uma rede social, o parlamentar justificou os motivos que o levaram à pedir a investigação. “Defendi da tribuna da ALEPA (Assembleia Legislativa do Estado do Pará) a instalação de uma CPI para investigar as denúncias no futebol paraense. O torcedor paraense não aceita tanta incompetência e corrupção no nosso futebol”, publicou Alfredo.

TJD

O Tribunal de Justiça Desportiva julgou dois casos de interesse do Remo. O primeiro foi o do lateral-esquerdo Berg. Ele enfrentava o banco dos réus pela expulsão no jogo do Santa Cruz de Cuiarana, no primeiro jogo do returno. Berg poderia pegar pena de 1 a 6 partidas, mas acabou sofrendo apenas um jogo de suspensão, já cumprido.

O segundo pleito, se referia ao vice-presidente azulino, Zeca Pirão, que teria utilizado linguagem ofensiva para o trio que apitou a partida do Remo contra a Tuna, segundo relato em súmula do juíz Dewson Fernando Freitas. Entretanto, alegando não ter sido notificado e sem defesa, Pirão teve o seu julgamento adiado para semana que vem. Ser for punido, o vice-presidente pode pegar pena de 15 a 180 dias de suspensão de suas atividades como dirigente.

Diário do Pará, 11/04/2013