Aleílson
Aleílson

Um jogo em que prevaleceu a garra do Paragominas, que acabou vencendo o Remo por 1 a 0 nesta quinta-feira, dia 21/03, na Arena Verde. O jogo, válido pelo encerramento da quinta rodada do Campeonato Paraense 2013, deixou a classificação embolada. Com o resultado, o PFC ocupa a terceira colocação com 9 pontos, a mesma pontuação do Remo, que perde no saldo de gol e ficou com a quarta posição.

As duas equipes voltam a jogar pela Taça Estado do Pará no domingo, dia 24/03. O Leão segue atuando fora de casa e, dessa vez, vai até Santarém para enfrentar o São Francisco, no Colosso do Tapajós, às 17h, que luta contra o rebaixamento e precisa dos 3 pontos. Já o PFC também não terá tarefa fácil contra o Águia. A partida acontecerá no Zinho Oliveira, também às 17h.

Mesmo com o gramado da Arena Verde semelhante a um rio, o Paragominas começou ditando o ritmo da partida e acertou um belo chute na trave logo aos 33 segundos de jogo com Ilaílson. Na sequencia, o time da casa conseguiu colocar para o fundo das redes, mas o árbitro Joelson Silva dos Santos assinalou o impedimento e anulou aquele que seria o primeiro gol do Jacaré.

Passava dos 25 minutos e o cenário do jogo permanecia o mesmo. Bastante água em alguns pontos do campo, o que acabou prejudicando a qualidade técnica da partida, pois a bola não rolava por conta das poças e o que se via era muita correria e constantes erros de domínio e passe. Mesmo assim, até aquela altura, o Paragominas era ligeiramente melhor.

A constatação da superioridade do Jacaré era observada pelo volume de jogo, que ultrapassava os 55% de posse de bola. O time do Remo não conseguia jogar com o gramado pesado e suas investidas ao ataque quase sempre não passavam da metade do campo adversário. Foram poucas as chegadas do Leão à área do goleiro Maicky, que teve pouco trabalho no primeiro tempo.

O segundo tempo começou como no primeiro, ainda com o gramado de jogo encharcado e sem condições reais para a prática de uma partida de futebol. Ainda assim, a bola rolou e o Leão foi ao ataque de forma desordenada, sem sucesso. Até que aos 3 minutos, o lateral Rondinelli arriscou de fora da área. A bola pegou velocidade e parou nas redes de Fabiano: 1 a 0 PFC.

A chance do empate veio dois minutos depois. Depois de bate e rebate na área, Branco tocou para o gol e a defesa do Paragominas fez milagre e tirou de baixo da trave. A resposta do Jacaré aconteceu num contra-ataque. Ilaílson cruzou e o atacante Weller, sozinho, fez o cabeceio para fora, desperdiçando a oportunidade de ampliar a vantagem.

Em um dos poucos lances importantes do segundo tempo, o Remo chegou com muito perigo. Jhonnatan pegou a sobrou, limpou a jogada e chutou cruzado. A bola passou por todo mundo na pequena área e não tinha nenhum jogador azulino para empurrar para o fundo das redes. Enquanto isso, o PFC diminuía o ritmo de jogo.

Na reta final do jogo, o Leão ainda teve o atacante Branco expulso, o que fez a equipe da capital ter seu rendimento ainda mais em baixa. Ao Jacaré, restou administrar o resultado para embolar de vez a classificação do segundo turno do Campeonato Paraense 2013. Final de jogo na Arena Verde: Paragominas 1, Clube do Remo 0.

Globo Esporte.com, 21/03/2013

Clique aqui para conferir os melhores momentos da partida