Remo 3x2 Paragominas (Thiago Galhardo)
Remo 3x2 Paragominas (Thiago Galhardo)

Remo e Paragominas entraram em campo, na noite desta segunda-feira (30/01), com intuito de garantirem vaga no grupo dos quatro primeiros colocados que avançam para a próxima fase do Parazão. Enquanto o Leão, líder, jogava para abrir vantagem em relação aos rivais, o PFC queria ultrapassar Paysandu e São Francisco, todos com os mesmos 7 pontos.

O torcedor, esperado em grande número após vitória remista no Re-Pa, não respondeu o apelo da diretoria, que, por sua vez, não diminuiu o preço de R$ 20 dos ingressos.

Para o técnico remista, inclusive, a noite era especial. Completando 50 anos, o treinador remista queria mais uma vitória para outra semana tranquila de trabalho, com confiança e com a vaga nas semifinais. O Leão, em boa fase, não quis saber do invicto Paragominas – jogando fora de casa -, e venceu pelo placar de 3 a 2, com dois gols de Fábio Paulista e um de Zé Antônio. Aleílson e Bené descontaram para o Paragominas.

Embalado pela boa fase, o Leão começou o jogo mostrando que não queria dar sopa para o azar e foi logo criando duas oportunidades de perigo para a defesa do Paragominas. O gol remista esteve próximo de acontecer no começo do jogo.

Aos 4 minutos, no entanto, foi o Paragominas quem surpreendeu no gramado do Mangueirão. O atacante Aleílson, um dos artilheiros do Parazão 2013, ganhou a disputa de bola no alto, entrou na área e chutou forte, no canto do goleiro Fabiano, abrindo o placar e se isolando na artilharia, com cinco gols: PFC 1 a 0.

Pela primeira vez atrás do placar na competição, o Remo sentiu o gol e não conseguiu imprimir o mesmo ritmo dos primeiros minutos. Em uma das poucas oportunidades “achadas”, o meia Endy recebeu livre na área e tentou bater de primeira, mas a bola passou longe do gol.

Após os 15 minutos, o Remo voltou a entrar no jogo e a ter o domínio da posse de bola. O meia Thiago Galhardo, como nos outros jogos, abusou de jogadas individuais para furar a retranca adversária, mas foi Nata que quase empatou. O volante mandou um chute de fora da área e quase faz um golaço. A bola foi pela linha de fundo.

Aos poucos, o Leão já era o dono da partida. Aos 23 minutos, Thiago Galhardo, bem no primeiro tempo, fez grande jogada, passou a bola entre as pernas do zagueiro e cruzou. O goleiro André Luís desviou e Zé Antônio aproveitou a sobra para empurrar a bola para dentro do gol: 1 a 1.

Depois de muita insistência, o segundo não demorou a sair. O Paragominas deu espaço na marcação e Fábio Paulista entrou livre pelo lado direito. O camisa 11 aproveitou o quique da bola e arrematou. A bola ainda bateu na trave, matando o goleiro do Jacaré: Remo 2 a 1, aos 27 minutos.

O Paragominas sentiu os dois lances de gols do Leão. O time do técnico Fran Costa tentava encontrar espaços para a penetração do atacante Aleílson, sendo bem marcado pelos três zagueiros do Clube do Remo, atentos ao artilheiro do Parazão.

Sem maiores emoções e chances de gols, para ambos os lados, o jogo terminou nos primeiros 46 minutos com o placar de 2 a 1 para o Remo, mantendo a liderança e o 100% de aproveitamento.

A bola rolou no segundo tempo e o Remo voltou do intervalo sem o grande maestro do time. Com cansaço muscular, o meia Thiago Galhardo ficou nos vestiários, dando lugar para Edilsinho. A mudança, nos primeiros minutos, não diminuiu o ritmo do time, que até marcou gol, com Val Barreto, mas o árbitro assinalou impedimento e a falta do atacante azulino.

O Paragominas não tinha nada a ver com isso e lutava contra o placar e o relógio. Sem pressa, o Leão apostava no nervosismo e nos erros do adversário, que cometeu muitas faltas nos primeiros cinco minutos do segundo tempo.

Assim como em parte do primeiro tempo, o PFC, exaustivamente, tentava cruzamentos na área do Leão, levando perigo em bolas passando de um lado para o outro da grande área. O zagueiro Cristovão, em um dos lances, teve sua chance, aos 11 minutos, de cabeça, mas a bola foi para fora.

O ritmo eletrizante do primeiro tempo já não acontecia na etapa final, com poucos lances de criatividade, sem chutes a gol e com muitos passes errados, tônica da partida até os 15 minutos.

Um novo gol no jogo só poderia acontecer de alguma falha individual de uma das equipes e foi assim. Após cobrança de falta atrapalhada, pela defesa do Paragominas, Fábio Paulista aproveitou, dominou e bateu com força, não dando chances para o goleiro André Luís: Leão 3 a 1, aos 16 minutos.

O gol reacendeu a galera remista que estava nas arquibancadas e o xodó do Fenômeno Azul, Val Barreto, quase empatou com Aleílson na artilharia do campeonato, após chutar cruzado e assustar a meta do goleiro adversário. A emoção estava de volta!

Com a entrada de Leandro Cearense no lugar de Val Barreto, Flávio Araújo deu mais velocidade ao ataque azulino, que criou algumas chances perigosas, mas não aproveitou com qualidade, valorizando a posse de bola no ataque.

Após os 30 minutos, o jogo novamente caiu de rendimento. Clube do Remo e Paragominas pareciam satisfeitos com o resultado. O líder, pela vitória que mantinha a boa campanha, e o PFC, por não tomar mais gols, mesmo perdendo a invencibilidade fora de casa.

Aleílson, tentando quebrar esse jogo de “compadres”, carregou a bola na diagonal, pelo lado direito, trouxe para a perna esquerda e chutou rasteiro, forte, mas o goleiro Fabiano caiu bem no lance e executou a defesa com tranquilidade.

Aos 41 minutos, a maré voltou a virar, dessa vez, para o time do Município Verde. Após cruzamento da esquerda, o jogador Bené apareceu livre entre os zagueiros do Clube do Remo, diminuindo a vantagem e colocando “fogo” no jogo: 3 a 2, aos 41 minutos.

Apesar do tempo restante para o final do jogo, o placar permaneceu o mesmo, com vitória do Clube do Remo por 3 a 2, deixando os azulinos ainda mais líderes do campeonato, com 15 pontos, e matematicamente classificados para a próxima fase do Parazão. Já o Paragominas continua com sete pontos, ficando na 4ª colocação, após a vitória do São Francisco por 3 a 0, contra a Tuna Luso Brasileira, em Santarém.

Na próxima segunda-feira (04/02), o Remo enfrenta o São Francisco, no Mangueirão, às 20h30. O Paragominas, voltando a jogar em casa, recebe o Águia de Marabá, neste sábado (02/02), na Arena do Município Verde, em Paragominas.

Portal ORM, 30/01/2013