São Francisco 0x1 Remo
São Francisco 0x1 Remo

Em preparação para o Campeonato Paraense de 2014, São Francisco e Remo fizeram um dos últimos amistosos das equipes em 2013. Em partida realizada em Santarém, no estádio Colosso do Tapajós, os técnicos Joaci Moura e Charles Guerreiro testaram os jogadores que devem ser utilizados nas primeiras rodadas da competição estadual.

Mesmo sem ter jogado bem e até ter sido dominado pelos donos casa em alguns momentos, o time da capital saiu vitorioso do “Choque de Leões”. O único gol da partida foi marcado por Val Barreto, aos 23 minutos da etapa final.

Com o resultado, o Remo ficou com o troféu comemorativo aos 84 anos de fundação do São Francisco. Foi o primeiro triunfo do Leão Azul sobre o Leão Santareno em 2013 – nos dois jogos pelo Parazão, houve empate (2 a 2), no Mangueirão, e vitória dos franciscanos (3 a 1), em Santarém.

No jogo de ontem, os problemas de desentrosamento, comuns durante esse período de pré-temporada, afetaram o bom desempenho dentro de campo e o confronto amistoso acabou criando poucas emoções. O novo time do São Francisco, que só iniciou treinamentos no começo deste mês, até que demonstrou mais vontade no começo da partida e, em duas oportunidades, o meia-atacante Ricardinho teve a oportunidade de colocar o time franciscano à frente do marcador.

Na primeira, aos 4 minutos, Ricardinho driblou um zagueiro remista e chutou para defesa de Fabiano. Dois minutos depois, o camisa 10 tabelou com Rodrigo e chutou novamente em cima do goleiro remista. Aos 13′, foi a vez do lateral-esquerdo Kiko assustar ao acertar um chute forte na trave azulina.

Apesar da insistência, o Leão Santareno não conseguia furar a marcação do Remo e os 45 minutos iniciais passaram sem gols. Mesmo com ninguém tendo conseguido balançar as redes, a torcida local aplaudiu os jogadores na saída para o intervalo, reconhecendo o esforço na busca pela vantagem no placar.

A segunda etapa foi marcada pelas várias substituições que os dois treinadores foram fazendo com o passar do tempo. Antes das mexidas, o São Francisco continuava a tomar a iniciativa do jogo, pressionando a defesa azulina e buscando a abertura do placar, mas quem marcou primeiro foi o Remo. O time da capital viu sua aposta no contra-ataque dar resultado aos 23 minutos, quando Alex Ruan fugiu em velocidade pela esquerda, invadiu a área e chutou cruzado para o desvio de Val Barreto: Leão Azul 1 a 0.

Atrás no placar, o técnico Joaci Moura fez algumas substituições para tentar buscar o empate. Um dos atletas que entrou no segundo tempo, o meia-atacante Caçula criou as principais chances de gol para o ataque franciscano. Também foi dele a última oportunidade de modificar o placar. O jogador cobrou falta na entrada da área e a bola só não entrou no ângulo porque Fabiano se esticou todo para espalmar a escanteio. Final do jogo no Colosso do Tapajós: 1 a 0 para o Leão da capital.

O próximo amistoso do Remo está programado para o dia 15/12, contra o Londrina (PR). Depois, a equipe azulina irá enfrentar uma equipe amadora de Salinas, onde realizará sua pré-temporada, entre os dias 10 e 22/12. Já o São Francisco ainda não tem qualquer compromisso agendado para as próximas semanas.

O Remo continua invicto em sua preparação com vistas ao Parazão 2014. Ao bater o São Francisco por 1 a 0, ontem à noite, em Santarém, o time do técnico Charles Guerreiro chegou ao oitavo triunfo em noves amistosos disputados neste segundo semestre. Mais do que a vitória, o treinador gostou do desempenho do seu time.

“Neste momento, o que menos importa é o resultado. Pude observar o time e como alguns jogadores se comportam em uma partida fora de casa, contra um adversário perigoso como o São Francisco. Tudo isso me deixou animado. Lógico que vamos evoluir, principalmente depois da chegada dos reforços, mas estamos no caminho certo”, declarou o treinador, após a partida.

“Foi uma oportunidade para testarmos o que vínhamos trabalhando nos últimos dias. Deu para ter uma noção da base de atletas que nós vamos utilizar nos próximos jogos”, completou Guerreiro.

Amazônia, 26/11/2013