Flávio Araújo conversa com jogadores durante os treinos
Flávio Araújo conversa com jogadores durante os treinos

Trabalhar com datas concretas. Foi por isso que o técnico do Remo vibrou com anúncio da volta do Parazão, na última sexta-feira. Ainda não é bem isso que ele tem em mãos, mas pelo menos é bem melhor do que tinham durante os últimos dias: incertezas, dúvidas e falta de expectativa. Os diretores dos quatro semifinalistas ainda irão se reunir essa amanhã para definir as novas datas da rodada do Parazão, contudo, as chances delas acontecem no próximo fim de semana é real.

Na última semana, Flávio Araújo, do Remo, tentou aproveitar da melhor maneira o tempo ocioso do Parazão. Os azulinos buscaram o que muitos consideram impossível ao time: a perfeição tática.

Ao longo dessa semana, Flávio Araújo comandou treinos diários no Baenão. A maioria deles de forma tática, mas não esquecendo outra grande preocupação do comandante azulino: as finalizações. Praticamente todos os treinos, tiveram um tempo dedicado aos chutes à gol e bola parada. Araújo considerou o fundamento como ponto crucial na derrota para o Flamengo (RJ), no primeiro jogo da Copa do Brasil.

“Esse tempo foi bom porque estamos corrigindo erros. Precisávamos corrigir nossas finalizações em gol, que vêm prejudicando nossa equipe, e também nosso posicionamento. Comecei passando treinamentos da parte defensiva e depois na parte ofensiva”, contou Flávio Araújo. Entretanto, Flávio deixou claro que conta com a variação tática com uma dessas armas tanto para Copa do Brasil, como para o Campeonato Paraense.

Os gramados do Baenão foram testemunhas de três esquemas diferentes: 3-5-2, 4-4-2 e até o 4-3-3, na última sexta-feira. “No 4-4-2, o time fica com mais posse de bola, porém, com a marcação fragilizada. Já no 3-5-2, melhoramos nossa marcação, mas sem tanta posse de bola”, analisa Araújo. O 4-3-3 aparece como um elemento surpresa nessa história, quando Flávio retira um zagueiro e coloca mais atacante. Porém, o 3-5-2 segue sendo o favorito do treinador e o que deve, ao menos, começar as partidas na Copa do Brasil e Campeonato Paraense.

Diário do Pará, 14/04/2013