Henrique e Mauro
Henrique e Mauro

Segue sem definição a situação do Remo em relação à vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. A terça-feira passou sem que o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Flávio Zveiter, se manifestasse a respeito do Mandado de Garantia impetrado pelo clube na semana passada, no qual pleiteia a vaga paraense na competição nacional, no lugar do Paragominas. Da mesma forma, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não definiu se Rondônia terá ou não representante.

No processo movido na Justiça Desportiva, o Leão Azul argumenta que o regulamento do Campeonato Paraense é dúbio no que diz respeito ao critério utilizado para definir de quem é a vaga estadual na Série D. Para a Federação Paraense de Futebol (FPF), o Paragominas seria o dono do posto, uma vez que conquistou o segundo turno do certame e ficou com o vice-campeonato após perder o título para o Paysandu.

Já o advogado do Remo, Osvaldo Sestário, defende a tese de que o clube da capital seria o legítimo representante do Estado, uma vez que terminou o Parazão em segundo lugar na classificação geral, atrás apenas do Paysandu.

Após acolher a ação remista, Flávio Zveiter solicitou explicações aos departamentos de competições da FPF e da CBF, de modo que pudesse tomar uma decisão sobre o caso com mais embasamento. Ontem, a assessoria de imprensa do STJD confirmou que os ofícios enviados pelas duas entidades já chegaram às mãos de Zveiter. No entanto, o presidente do Tribunal só deve se manifestar a respeito hoje.

Apesar de toda indefinição, os jogadores do Remo têm se mostrado confiantes quanto às chances de o clube disputar a Série D. Tanto é verdade que o volante Nata garante que o ritmo forte de treinamentos desta semana é justamente para deixar o time preparado para uma possível estreia na competição.

“A gente tem a expectativa da vaga. Temos que trabalhar pensando na estreia. A esperança de todos aqui no Remo é de conseguir a vaga. A gente tem que trabalhar para estar pronto. Não podemos ficar na dúvida e não trabalhar da maneira que temos que trabalhar para estarmos prontos na estreia e chegar no dia e não fazer aquilo que temos que fazer. A gente sabe que é uma competição difícil”, afirmou Nata.

Com seu contrato expirando no dia 30/06, Nata é um dos jogadores que mais torce para que a participação na Série D seja garantida. Isso porque seu empréstimo junto ao América (RN) só poderá ser renovado se o Leão Azul estiver garantido no certame nacional. “Tenho contrato até o final de junho e quero ficar aqui. Depois que a diretoria do Remo estiver certa da vaga, a gente vai renovar o contrato, porque estou emprestado, sou do América (RN) e a gente faz um contrato renovando até o final da Série D”, comentou.

Mesmo sem nenhuma garantia de que o Remo disputará a Série D, o zagueiro Henrique garante que o clima no Remo é o melhor possível. Segundo o defensor, a expectativa pela vaga na competição nacional tem sido a maior motivação dos jogadores nos treinamentos. “O ambiente aqui sempre esteve bom. Treinamos sempre com muita vontade e, quem convive o nosso dia-a-dia, sabe que estamos nos mantendo em atividade para que em caso de uma vaga na Série D estejamos aptos para jogo. O foco continua. Creio em Deus que essa vaga virá para a nossa equipe”, argumentou.

O Liberal, 29/05/2013