Jogadores remistas treinam no Baenão
Jogadores remistas treinam no Baenão

Com o encerramento precoce da temporada 2013 – ainda no primeiro semestre -, o Clube do Remo começa a planejar os próximos passos de seu futebol profissional. Após rescindir o contrato com os jogadores remanescentes do Campeonato Paraense, o clube dará carta branca ao técnico Charles Guerreiro para formar o elenco com vistas à temporada 2014.

Conforme apurou a reportagem, todos os jogadores contratados para as competições deste ano terão seus contratos rescindidos “amigavelmente” a partir da próxima terça-feira. A maioria tem vínculo com o clube até 30/06, mas um bom número tem contrato válido até o final do ano. Espera-se, no entanto, que todos eles concordem em abrir mão dos direitos trabalhistas, ficando assim livres para negociação com outras agremiações.

Agora, a diretoria remista tem dois objetivos: efetuar o enxugamento da folha salarial e, após conceder férias de 30 dias ao seu Departamento de Futebol Profissional, iniciar a montagem de um time base para o Campeonato Paraense do ano que vem. Para que os planos sejam concretizados, o clube acredita que a experiência e o conhecimento de Charles Guerreiro no futebol paraense serão vitais para a execução da tarefa de longo prazo.

“Teremos pouco mais de cinco meses para a preparação de um grupo básico para a próxima temporada. Desde o momento que fechamos a contratação do Charles Guerreiro, tínhamos em mente a possibilidade de ficarmos de fora da Série D. Agora, portanto, o objetivo é montar o projeto e começar a trabalhar em cima dos garotos que estão saindo das nossas categorias de base e ir, aos poucos, fazendo contratações de atletas regionais”, explicou o presidente Sérgio Cabeça.

“Quando chegarmos ao início de dezembro, o grupo estará montado e só precisaremos fazer algumas contratações pontuais para reforçar o time. Não queremos começar 2014 como começamos este ano, quando tivemos que contratar 24 jogadores em virtude do fato de que não havia sobrado quase nada do elenco que disputou a Série D de 2012. A nossa ideia é utilizar a base com os mais experientes para disputar o Paraense e buscar o título estadual”, acrescentou.

Para o técnico Charles Guerreiro, a montagem do elenco é o momento mais importante da preparação de um clube com vistas à disputa de uma competição. Segundo ele, o projeto que está sendo planejado pela diretoria remista dará frutos se for bem executado ao longo do período de ostracismo, no qual o Leão Azul ficará sem disputar competições oficiais – de agosto a dezembro deste ano.

“O projeto tem futuro se for colocado em prática corretamente. Acreditamos no potencial dos atletas que estão sendo formados nas categorias de base do clube e também na melhor adaptação dos jogadores regionais ao nosso futebol, pois eles conhecem muito bem a realidade do futebol paraense”, concluiu.

O Liberal, 02/06/2013