Remo 2x2 São Francisco (Nadilson Souza dos Santos)
Remo 2x2 São Francisco (Nadilson Souza dos Santos)

A Comissão de Arbitragem da FPF (Federação Paraense de Futebol) decidiu se antecipar às reclamações do Remo e resolveu suspender o árbitro Nadilson Souza dos Santos e os auxiliares Hélcio Araújo Neves e Alessandro Guerra Alexandre por 15 dias. O trio cometeu pelo menos dois erros capitais no empate por 2 a 2 entre Remo e São Francisco, anteontem, no Mangueirão. O Remo teve um gol ilegal marcado a seu favor e o São Francisco escapou de ter um pênalti assinalado contra si.

De acordo com a visão da Comissão de Arbitragem (CA), o afastamento não é uma medida punitiva e sim educativa, uma vez que o trio fará um curso de reciclagem com duração de um mês. No entanto, o diretor de futebol do Remo, Sérgio Dias, confirmou na tarde de ontem que o clube enviou uma documentação para a FPF “queimando” os três árbitros. O que significa que o clube não aceitará que qualquer um deles volte a trabalhar em seus jogos.

Logo após a partida, jogadores, comissão técnica e dirigentes do Remo mostraram revolta com a atuação do trio de arbitragem. O treinador Flávio Araújo qualificou a atuação do trio de arbitragem como a “mais ridícula” que ele jamais havia visto ao longo de sua carreira. Já o vice-presidente do clube, Zeca Pirão, foi mais duro com as palavras e chamou os árbitros de “vagabundos”.

Ele disse ainda que pretende pedir arbitragem de fora para os jogos decisivos da Taça Cidade de Belém – primeiro turno do Parazão. “Ficamos muito tristes com a atuação da arbitragem neste jogo. O Remo foi muito prejudicado. Vamos pedir trio de fora, pois assim não tem condições. Pode custar quanto for, o Remo paga, mas queremos que seja de fora”, declarou o dirigente.

Este é o segundo quarteto de árbitros que vai para a “geladeira” no Parazão 2013. Na segunda-feira, o presidente da CA, José Gilberto Guilhermino de Abreu, já havia anunciado a suspensão de Andrey da Silva e Silva (árbitro), Diorgenes Menezes Serrão (auxiliar), Isaac Cunha Araújo (auxiliar) e Joquetan Moreira Guimarães (quarto árbitro), em virtude das falhas cometidas no clássico entre Paysandu e Tuna Luso, domingo, na Curuzu. O lance mais polêmico da partida foi o pênalti marcado contra a Tuna, no qual os cruzmaltino alegam que o zagueiro Hallyson tocou a mão na bola involuntariamente. Além disso, o defensor recebeu o segundo cartão amarelo pela infração e ainda assim permaneceu em campo, quando deveria ser expulso automaticamente.

O Liberal, 06/02/2013