Branco e Mauro
Branco e Mauro

Baenão, tarde de sexta-feira. Nas entradas laterais do estádio, um pequeno grupo de torcedores batiam com força nos portões de ferro. Incomodou justo no momento em que os jogadores começaram a conversar com a imprensa. Os jornalistas, por sua vez, queriam analisar de perto a reação dos azulinos após a derrota para o Flamengo (RJ), que resultou na eliminação da Copa do Brasil.

O técnico Flávio Araújo tentava passar serenidade. Conversou tranquilamente com atletas e diretores e até sorriu comandando o trabalho de três toques com os reservas, já que os titulares só deram voltas ao redor do gramado. Na coletiva de imprensa, até descontraiu. “Pensava que todos vocês iriam perguntar sobre a declaração do (vice-presidente Zeca) Pirão. Estava com a resposta na ponta da língua”, brincou, referindo-se a declaração do dirigente pedindo o afastamento de três jogadores: Galhardo, Walber e Clebson.

Brincadeiras a parte, Flávio foi direto. “Posso dizer que o Remo está bem, mas os torcedores podem ter certeza que vamos entrar com as nossas vidas em campo”, resumiu. Mas sobrevida era o que o treinador estava torcendo por um dos seus quatro zagueiros: Carlinho Rech teve uma entorse no joelho de última hora. Sem ele e com Zé Antônio suspenso, Araújo só contaria com Henrique e Mauro. Até o zagueiro do sub-20, Yan, apareceu entre os relacionados. No final da noite, o Departamento Médico deu o OK para Rech.

Contudo, nem mesmo a recuperação do zagueiro fez a escalação ficar mais clara. As ausências do lateral-direito Walber e do meia Thiago Galhardo da lista de relacionados não deixam dúvida: depois da bronca dada pelo vice-presidente, a equipe vem com algumas novidades para enfrentar o Paysandu.

Se optar pelo 4-4-2, a dupla de meias pode ser formada por Diego Capela e o polêmico Ramon. Já no 3-5-2, um deles deve ser o escolhido. O certo mesmo é que na direita, Endy deve ocupar o posto de Walber. Gerônimo também pode aparecer na vaga. No ataque, Branco pode ser a novidade, mas nada confirmado. O mistério, sempre peculiar de Araújo, ganhou potencial nas últimas 72 horas no Baenão. “Qualquer um dos 20 relacionados pode ser titular”, sintetizou Flávio. Alguém duvida?

Diário do Pará, 20/04/2013