Flávio Araújo
Flávio Araújo

Há aproximadamente cinco meses, o técnico Flávio Araújo chegava a Belém para dirigir o Clube do Remo. Na época, com a fama de “Rei do Acesso”, ele tinha a missão de colocar o Leão na Série D e levar o time à Série C em 2014.

Araújo havia sido campeão invicto do Campeonato Brasileiro da Série D 2012 com o Sampaio Corrêa (MA), subido com o Icasa (CE) para a Série B em 2009 e ascendido com o América (RN) para a Série B, em 2010. Com toda esta bagagem, Flávio tinha grande confiança da torcida azulina, da diretoria e de grande parte da imprensa esportiva do Estado.

Como o Leão só possuía jogadores que haviam subido do time sub-20 no elenco, o técnico remista teve que montar um time novo e contratou quase 30 atletas. Nestes cinco meses de trabalho, o técnico não conseguiu manter um esquema tático fixo e utilizou no mínimo quatro modelos diferentes: 3-5-2, 4-4-2, 3-6-1 e 4-5-1.

Em uma avaliação estatística, Araújo comandou o Leão em 24 jogos oficiais, sendo 22 pelo Campeonato Paraense e dois pela Copa do Brasil. A média de aproveitamento foi de 58,33%, com 14 vitórias, 3 empates e 7 derrotas. Seu time só marcou três gols em quatro oportunidades: 3 a 2 contra o Paragominas e contra o Águia, ambos no primeiro turno; 3 a 2 contra o Santa Cruz de Cuiarana e 3 a 1 contra o Cametá, no segundo turno.

Apesar de ter vencido o maior rival, o Paysandu, em três oportunidades nesta competição estadual, tendo ainda duas derrotas e um empate, Flávio Araújo pecou nas duas decisões de turno, quando sua equipe jogava por apenas um empate para ser campeão em ambas. Utilizando sempre posturas bastante defensivas, o Remo perdeu a final do primeiro turno para o Paysandu, por 2 a 1, e a decisão do segundo turno para o Paragominas, por 3 a 1, no domingo, sendo eliminado do Parazão e perdendo a vaga na Série D para o time do interior.

Após o jogo em Paragominas, Flávio Araújo não falou com a imprensa e, segundo informações do diretor de futebol remista Maurício Bororó, foi embora de Belém com a toda a comissão técnica nesta terça-feira (07/05).

Considerado um dos culpados pelas derrotas, por ter sido retranqueiro e abdicando de armar um time para vencer, Flávio Araújo passou de “Rei do Acesso” a um homem mudo, saindo da capital paraense sem dar explicações para a torcida azulina sobre os revezes sofridos.

Diário Online, 07/05/2013