Flávio Araújo orienta jogadores antes do treino no Baenão
Flávio Araújo orienta jogadores antes do treino no Baenão

Indefinição. Essa é uma palavra que predomina na cabeça de Flávio Araújo, técnico do Clube do Remo. No primeiro treino coletivo do Leão, durante a semana que antecede o clássico contra o Paysandu, pelo primeiro jogo da final da Taça Cidade de Belém, duas substituições e até mudanças táticas foram a tônica da movimentação que ocorreu na tarde desta quarta-feira, dia 20/02, no estádio Evandro Almeida. O zagueiro Henrique e o lateral-esquerdo Berg, ambos voltando de lesão, foram poupados e apenas realizaram um trabalho físico com o preparador Pedro Henrique.

Após cumprir suspensão, o zagueiro Carlinhos Rech pode retornar ao time no lugar de Henrique. Na lateral-esquerda, Berg, poupado, deu vaga a Alex Ruan, atleta das categorias de base do Leão. Com as mudanças, o time titular formou com: Fabiano; Zé Antônio, Carlinhos Rech e Mauro; Walber, Jhonnatan, Gerônimo, Thiago Galhardo e Alex Ruan; Fábio Paulista e Leandro Cearense. Já os reservas formaram no 4-4-2 com: Naylson; Endy, Allan Petterson, Gabriel e Rodrigo Guerra; Nata, Tony, Edilsinho e Ramon; Branco e Val Barreto.

Em um segundo momento da movimentação, Flávio Araújo realizou uma mudança no time titular: substituiu o lateral-esquerdo Alex Ruan pelo atacante Val Barreto, assim deslocou zagueiro Mauro para atuar na lateral-esquerda do Leão, formando no 4-3-3. Já o time reserva teve cinco mudanças: o goleiro Naylson deu lugar para Dida, Eduardo entrou na vaga de Val Barreto, Josy substituiu Ramon, Biro ganhou a vaga de Nata e Nadson entrou no lugar de Tony. Apesar disso, o placar não saiu do 0 a 0.

“Durante o treinamento nós simulamos situações que o adversário pode ter no jogo, onde eles podem atuar com três atacantes e nós teríamos que ter uma vantagem numérica, atuando com quatro jogadores defendendo, três meias e três atacantes. Quando o adversário fizer alguma mudança no time, nós vamos mudar sem ter que substituir, apenas com o posicionamento”, afirmou Flávio Araújo.

Visando o clássico Re-Pa, Flávio Araújo não escondeu ter a preocupação em contar com três jogadores pendurados com dois cartões amarelos: o goleiro Fabiano e os atacantes Fabio Paulista e Val Barreto. Apesar disso, o treinador confirmou que deve ter uma conversa específica com cada atleta para evitar uma suspensão para o segundo jogo da final.

“Em toda preleção que antecede o jogo, eu separo três minutos para falar da arbitragem. Peço para respeitar o adversário e os árbitros. Sabemos que existe um momento do jogo que é necessário que o nosso jogador faça uma falta para parar a jogada, uma falta tática, para evitar o perigo de gol do adversário. Temos que ter o equilíbrio emocional”, finalizou.

Globo Esporte.com, 20/02/2013