Alex Ruan e Rodrigo Fernandes
Alex Ruan e Rodrigo Fernandes

O elenco do Remo realizou a primeira etapa da pré-temporada, entre os dias 10 e 22/12, em Salinópolis, ainda sem a presença dos principais reforços contratados pela diretoria do clube. Mesmo assim, a “espinha dorsal” está montada para a estreia no Parazão, dia 13/01, contra o Cametá, no Mangueirão. Dos reforços contratados até agora, oito surgem como favoritos ao time titular.

Como a maioria deles só deve entrar em forma no meio do primeiro turno, o time que estreará no Parazão ainda terá como destaques o goleiro Fabiano, o lateral-esquerdo Alex Ruan, o volante Jhonnatan e o atacante Val Barreto, todos remanescentes da equipe deste ano.

Mesmo sem poder contar com os principais reforços em um primeiro momento, o técnico Charles Guerreiro tem muitas opções em todos os setores, com exceção da meia-esquerda, que conta apenas com prata da casa Rodrigo. Outra opção pode ser o lateral-esquerdo Rodrigo Fernandes, que já atuou como armador.

Considerado por muitos um curinga, por atuar em várias posições, Rodrigo Fernandes, ex-Paysandu e Macaé (RJ), deve ser o principal reforço do time pelo menos no início da temporada 2013. O atleta pode jogar na lateral-esquerda, onde vem jogando desde 2010, ou ser deslocado para o meio-campo, sua posição de origem, ou até para a posição de segundo volante, um dos setores mais carentes do elenco azulino.

Essa versatilidade foi, inclusive, característica buscada por Charles Guerreiro nas contratações. “Toda a equipe de futebol precisa ter no grupo jogadores que atuem em várias posições. As contratações foram feitas em cima desse perfil. Estamos saindo de uma era na qual o especialista imperava. Hoje, o multiespecialista é necessário”, ponderou o treinador.

Amazônia, 29/12/2013